Em Renascer, Teca (Livia Silva) vai fugir da fazenda de José Inocêncio (Marcos Palmeira) quando estiver prestes a dar à luz seu primeiro filho. Se não houver mudanças, a jovem estará passando por uma crise de consciência nessa fase da trama, motivo que a levará a tomar a decisão de ir embora. No entanto, no meio do caminho, o espírito de Maria Santa (Duda Santos) aparecerá para a grávida e a guiará para um local seguro para o parto.
Na primeira versão de Renascer, Teca era uma jovem branca, enquanto Du – o pai do bebê que ela esperava – era negro. Na reta final da gestação, a jovem começou a temer que a criança nascesse com a pele escura, o que inevitavelmente colocaria em risco a farsa de Venâncio ser o genitor do bebê. Por esse motivo, ela optou por fugir quando começou a sentir as primeiras contrações.
Segurando uma mala com alguns pertences, Teca passou a caminhar sem destino pelas terras quase sem fim de José Inocêncio. Na ocasião, ela já estava sem forças e quase não conseguia mais andar por conta das dores que sentia.
De repente, Maria Santa – vestida de branco – surgiu para a protegida de Buba, que ficou impressionada. “O que você quer de mim?“, perguntou Teca. “Ajudar você, Maria Tereza“, respondeu a alma de Santinha. “Você é alguma santa?“, indagou a menina. “Não. Eu sou apenas Maria, e eu quero muito ajudar você. Venha comigo, Maria Tereza, mas venha de pressa porque está chegando a tua hora e a hora do teu filho. Venha comigo…“, chamou a falecida mulher de Inocêncio.
Teca, então, acompanhou a entidade, que a guiou até a casa de Morena, onde ela pôde dar à luz seu filho em segurança.