Muitas novelas do autor Walcyr Carrasco são marcadas pela “volta por cima” de suas mocinhas, principlamente depois de terem sido humilhadas e menosprezadas. E isso não é diferente em Chocolate com Pimenta, folhetim que voltou à programação da Globo e que talvez seja a mais marcante do novelista com esse tema de vingança e redenção.
Nos próximos capítulos, após sofrer com tantas ofensas e humilhações, Ana Francisca (Mariana Ximenes), que sofre preconceito pelo estilo caipira, topa receber o sobrenome de Ludovico (Ary Fontoura), o homem mais rico da cidade de Ventura, e dar um nome ao seu filho, que é fruto do seu relacionamento frustrado com Danilo (Murilo Benício). Assim, Aninha ficará rica e mudará de visual após se casar com Ludovico, que fica sensibilizado com a sua situação.
Veja também: Luto na teledramaturgia: conheça 8 atores de Chocolate com Pimenta que já morreram e você nem sabia
O novo casal viajará para a Argentina e passará a morar em Buenos Aires. Lá, Ana Francisca passará por uma grande transformação no quesito elegância, tendo aulas de etiqueta e passando a usar roupas refinadas.
É quando a história entra na sua segunda fase e a protagonista se prepara para o seu retorno triunfal. Após a morte de Ludovico, sete anos depois, ela volta para a cidade de Ventura, agora como acionista majoritária da fábrica de chocolate que pertencia ao ricaço.
Veja também: Estelinha de Chocolate com Pimenta, atriz mirim virou mulherão e surpreende a todos com aparência; veja
Poderosa, Ana Francisca passa a ser vista com outros olhos pelos moradores, que resolvem promover até mesmo um baile em sua homenagem, mas logo, ela passa a despertar inveja, sem que todos imaginem que o seu retorno em Chocolate com Pimenta foi motivado pelo desejo de vingança.