Em Cabocla, a relação entre Generosa (Vera Holtz) e Tina (Maria Flor) ganha um desfecho emocionante, marcado por uma reconciliação entre mãe e filha. Após anos de conflitos, principalmente por causa do amor de Tina por Tomé (Eriberto Leão), um relacionamento que Generosa sempre desaprovou, a veterana finalmente aceita seus erros e abençoa a união dos dois.
O momento de transformação acontece depois de uma discussão intensa, em que Tina, cansada das críticas, desabafa com a veterana: “Às veiz eu acho que se fosse eu que tivesse ido embora, a sinhora ia dá graças a Deus!”. Essas palavras atingem Generosa em cheio, levando-a a refletir sobre suas atitudes e a injustiça que cometeu ao longo dos anos. Ela percebe que, apesar de tudo, Tina nunca a abandonou e sempre esteve ao seu lado, cuidando da casa e da família.
Arrependida, Generosa se emociona e decide mudar. Ela não só abençoa o amor entre Tina e Tomé, como também resolve abrir mão da esperança de que sua outra filha, Rosa (Vanessa Gerbelli), um dia volte para casa. Em um gesto cheio de significado, Generosa apaga a vela que mantinha acesa para Rosa, demonstrando que agora sua prioridade é a felicidade de Tina.
A reconciliação é selada com um pedido sincero de perdão de Generosa: “Ocê me perdoa as bobage que eu disse, fia… Me perdoa! Ocê nunca foi sem vergonha! Sem vergonha foi tua irmã!”, dirá a veterana, que finalmente aceita o amor entre Tina e Tomé e resgata a paz em sua relação com a filha.
➡️ Veja também: resumo dos próximos capítulos de Cabocla
Escrita por Benedito Ruy Barbosa e com direção de núcleo de Ricardo Waddington, Cabocla foi exibida originalmente pela Globo em 2004, e é protagonizada por Daniel de Oliveira e Vanessa Giácomo. A novela também contou com participações estrelares de atores como Tony Ramos, Reginaldo Faria, Patrícia Pillar, Elena Toledo, Othon Bastos, Otávio Augusto e Jussara Freire.