Em O Rei do Gado, a mentira que Rafaela (Glória Perez) sustenta ao se passar por Marieta para ficar com a fortuna de Germias (Raul Cortez) causará um verdadeiro estrago na família Berdinazzi, com direito a assassinatos.
Desde o início, quem estará mais atento ao comportamento da moça é Fausto (Jairo Mattos), o advogado da família. O problema é que o homem acabará se apaixonando por Rafaela, e mesmo com um pé atrás em relação a sua verdadeira identidade, ele decide manter o que pensa em segredo.
Olegário (Rogério Márcico), por sua vez, diz ter certeza que a jovem é uma pilantra, mas para evitar que isso traga problemas, Fausto decide assassinar o colega, e se torna cúmplice de Rafaela. O problema é que o advogado começa a perceber que o sentimento que tem pela farsante não é recíproco, e que ela está interessada apenas na sua ajuda para manter o disfarce.
Com isso, o homem muda a sua postura e passá-la a ameaçá-la. Rafaela, então, decide relatar as ameaças para Geremias, que começa a ver o seu advogado como um problema.
Fausto acaba sendo assassinado
Fausto chega a ficar deslumbrado com a possibilidade de colocar as mãos na fortuna de Geremias. “Ele mal sabe que eu conheço toda a vida dele… fica tudo pra Marieta, mesmo que ele não assine testamento nenhum. … Em último caso, a gente vai brigar com os Mezengas… Se algum deles tiver o topete de vir aqui reclamar alguma coisa, o que eu duvido muito”, vai se gabar o advogado enquanto dirige o seu carro em direção à fazenda do seu cliente.
Veja também: Resumo dos capítulos da novela O Rei do Gado
Porém, no caminho, ele acaba sendo alvo de um atirador misterioso, que dispara três vezes contra o seu carro, até atingi-lo em cheio na nuca. O veículo bate em uma colina e o advogado morre na hora. No enterro, o delegado Valdir chega a comentar com Geremias que quem matou Fausto “acabou com as preocupações” do patriarca dos Berdinazzi, mas o velho rebate, falando que o advogado também vinha se tornando um problema para o oficial.
“Dio vi benedica, que o Diabo te carregue. …. Andiamo…”, dirá Berdinazzi ao jogar um punhado de terra sobre o caixão do advogado. Mais tarde, após muita investigação, vem à tona que o autor do assassinato de Fausto foi o próprio Geremias.