Nos últimos capítulos de No Rancho Fundo, Cira (Suzy Lopes), a grande fofoqueira da cidade, vai acabar surpreendendo todo mundo e se tornar quase uma heroína ao salvar a família Leonel. Numa virada inesperada, a empregada vai conseguir desmascarar os maiores crimes de Deodora (Débora Bloch) e Ariosto (Eduardo Moscovis), dando o golpe final nos vilões da trama.
Cansada de ser vista como fofoqueira e incomodada com sua má reputação, Cira decide que é hora de limpar seu nome de vez. A chance surge quando ela escuta uma conversa comprometedora entre Deodora e Jordão Nicácio (Alejandro Claveaux). Rápida e esperta, ela grava tudo, capturando as confissões e os planos sujos da dupla.
As gravações incluem detalhes dos esquemas para tomar a Gruta Azul e até sobre o sequestro de Primo Cícero (Haroldo Guimarães). Determinada a fazer justiça, Cira junta todas essas provas num pendrive e entrega para Fé (Rhaisa Batista), pedindo que ela leve direto para Zefa (Andrea Beltrão).
Mesmo sem entender muito bem o pedido, Fé faz o que a amiga pede. Quando Zefa recebe o pendrive, finalmente tem em mãos todas as provas que precisava para incriminar seus inimigos e levá-los à justiça.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de No Rancho Fundo
Depois das revelações de Cira, Deodora tenta fugir mais uma vez para evitar ser presa, enquanto Ariosto tem um fim trágico, sendo assassinado de forma misteriosa.
Livremente inspirada na peça A Capital Federal, de autoria de Artur Azevedo, No Rancho Fundo é escrita por Mário Teixeira, com a direção geral de Pedro Brenelli e direção artística de Allan Fiterman, e tem no elenco principal nomes como os de Larissa Bocchino, Túlio Starling, Andréa Beltrão, Alexandre Nero, José Loreto, Luisa Arraes, Débora Bloch e Eduardo Moscovis.
Já não era sem tempo, eta dupla miserável e que não acontece nada com os pestes.