Em Mar do Sertão, Deodora (Debora Bloch) assume de vez o papel de vilã ao decidir dopar o próprio marido, Tertúlio (José de Abreu), tentando tirar proveito disso de diversas maneiras.
Além de usar a piora no estado de saúde do coronel como uma forma de afetar Candoca (Isadora Cruz), culpando a médica por isso, deixar o marido fora de combate é a oportunidade perfeita para que ela assuma o controle dos negócios na fazenda, fazendo os funcionários ficarem de cabelo em pé. “Eu vou cuidar de você, meu marido. Fique tranquilo. Tu vai tomar esse remedinho e descansar muito a ponto de nem acordar”, falará a vilã, cínica.
Mais do que isso, Deodora verá uma oportunidade para calar o marido, que guarda um segredo sobre a paternidade de José (Sérgio Guizé) e que está disposto a revelá-lo. O plano da megera, no entanto, acabará sendo desmascarado por alguém improvável: Ismênia (Ana Miranda). A funcionária da fazenda vai descobrir que a patroa está dando altas doses de calmante para o coronel, e acabará libertando-o desse sofrimento.
Tertúlio revela para José que é seu pai
Deodora não poderia imaginar que essa situação acabará motivando Tertúlio a revelar de uma vez por todas que é pai de José. Ao despertar, o coronel se sentirá péssimo por ter estado à beira da morte e ficará disposto a revelar a verdade para o protagonista.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Mar do Sertão
José fará uma visita a fazenda e o vilão aproveitará o momento para lhe contar tudo. O coronel ainda fará rodeios, ao insinuar que os dois têm muitas coisas em comum. “A única coisa que temos em comum é o lugar em que crescemos, a fazenda Palmeiral, mas em condições bem diferentes, pois ele era filho do senhor, e eu, do empregado”, rebaterá o empresário, que já impaciente, decidirá ir embora. É nesse momento que o coronel impedirá a saída do mocinho e dirá que tem algo para lhe revelar.