A Globo sempre foi o canal que mais deu destaque a personagens homossexuais em suas telenovelas, mas nunca de uma forma tão generalizada e séria como nos dias atuais. Hoje, as três novelas inéditas que estão sendo produzidas pelo canal contam com personagens gays, como notou um levantamento feito pelo portal Terra.
Começando por “Além da Ilusão”, que conta não com um, mas dois personagens homossexuais. Tratam-se de Leopoldo (Michel Blois) e Plínio (Nikolas Antunes), os quais escondem que são gays numa época em que gostar de alguém do mesmo sexo era considerado até mesmo um crime.
Subindo um pouco o horário, na faixa das 19h, temos em “Cara e Coragem” o personagem Hugo Sá (Raphael Theophilo). Na trama, ele vive um galã que atiça suas muitas admiradoras, mas que, na verdade, gosta mesmo é de homens. Para preservar sua carreira, o rapaz também esconde de todos que é homossexual.
Veja também – Ex-autor da Record detona momento da dramaturgia do canal com Todas as Garotas em Mim
Na sequência, Pantanal, novela das 21h, chega finalmente com um gay que já escancarou sua sexualidade para o mundo e é bem resolvido quanto a isso. Trata-se do mordomo Zaquel (Silvero Pereira), que não disfarça seus trejeitos por ter muito orgulho de quem é. Não ligando pra convenções, ele até virará um peão de luxo.
Portanto, verifica-se uma mudança de paradigma da Globo. Isso porque, mesmo tendo voltado seus olhos para a população LGBTQI+, sempre viu a possível reação negativa do público como empecilho para executá-las livremente.