Em Mulheres Apaixonadas, Salete (Bruna Marquezine) enfrenta um momento extremamente doloroso com a morte da mãe, Fernanda (Vanessa Gerbelli). A ex-amante de Téo (Tony Ramos) passou por dias de agonia no hospital antes da sua morte, revelando em seu leito de morte a Helena (Christiane Torloni) que ela é, na verdade, a mãe biológica de Lucas (Victor Cugula). Com esse segredo revelado, ela pede perdão a Helena antes de sucumbir às sequelas do tiro que a atingiu.
Salete acompanha a morte de sua mãe, presenciando o momento de despedida. A emoção continua no velório da jovem. Agora órfã, a criança se aproxima do caixão de sua mãe com algumas flores e lhe dá um último beijo na testa, segurando suas mãos. Inês (Manoelita Lustosa) e Wilma (Cristina Fagundes), também emocionadas, compartilham desse momento de luto.
Em seguida, durante o cortejo fúnebre para o enterro, Salete é surpreendida pela presença de Lucas. Helena decide levar seu filho para o local a fim de confortar a amiguinha. Lucas, igualmente comovido pela situação, corre em direção à menina, sem saber que ela é, na verdade, sua irmã, criando um momento de grande impacto.
Salete tem encontro com o seu irmão
Antes disso, Helena já terá levado Salete para o seu apartamento, e lá, garota tem outro encontro emocionante com o seu irmão. Salete entra e observa o ambiente, mas ainda se sente triste. Pouco depois, Lucas chega e ocorre um momento tocante, no qual os dois, sem saberem que são irmãos, se olham com lágrimas nos olhos e se abraçam. Helena observa a cena, emocionada.
Veja também: próximos capítulos de Mulheres Apaixonadas
No quarto, Salete chora e comenta sobre a morte de sua mãe. Lucas revela a preocupação com seu pai, que também está no hospital. “Todo o mundo tá falando que ele vai ficar bem, mas eu não sei, nem fui lá ainda, ninguém me levou”, dirá o garoto. “Agora eu tô sem pai e sem mãe. Não tenho ninguém”, falará a pequena.
Lucas diz que ela ainda tem a avó e Wilma (Cristina Fagundes), mas Salete afirma que a avó nunca ligou para ela e que Wilma já tem os seus filhos. “Você tem eu”, responderá o garoto, dando um abraço na irmã.