Em Pantanal, novela das 21h da Globo, Filó (Dira Paes) terá o final mais injusto de uma protagonista em uma telenovela brasileira. Isso porque a mulher acabará perdendo Zé Leôncio (Marcos Palmeira) para sempre e passará o resto da vida infeliz e solitária. Além disso, o “rei do gado” assumirá o posto de Velho do Rio e será o novo guardião da família Leôncio. Porém, a nova entidade nunca aparecerá para ela na história.
A novela Pantanal é, sem dúvidas, uma das obras mais fascinantes da teledramaturgia brasileira. É um verdadeiro diamante cuidadosamente lapidado pela engenhosidade inigualável de Benedito Ruy Barbosa. Ademais, não podemos deixar de citar Bruno Luperi, neto de Benedito e responsável pela adaptação da trama na TV Globo. Porém, nem tudo são flores, e nesta publicação queremos deixar nosso sentimento de indignação pelo final injusto de Filó no folhetim.
Como já divulgamos aqui no Resumo das Novelas Online, Zé Leôncio acabará morrendo após sofrer um mal súbito. A saúde do fazendeiro, vale destacar, já vem dando sinas de que tem alguma coisa errada. Ele, no entanto, não dará muita atenção para isso e acabará pagando com a própria vida por sua negligência pessoal. Essa situação, por si só, já é uma grande injustiça na história, visto que o autor reservou um final melancólico para um dos personagens centrais da novela, refletindo, inclusive, no desfecho de Filó.
Final de Filó em Pantanal
Tudo começa quando, após a festa de casamento, Filó e Zé Leôncio se recolhem para noite de núpcias. O homem, por sua vez, se mostrará sem nenhuma disposição e se desculpará por não poder entregar na primeira noite o que se espera de um casal após trocar as alianças. Apesar dessa situação, Filó se mostrará compreensível (como sempre) e não se incomodará a com indisposição do seu homem.
VEJA TAMBÉM! Saiba como será o novo final de Alcides e Maria Bruaca; casal tem cena modificada
No outro dia, porém, ela terá a pior surpresa da sua vida ao encontrar o marido morto na sala de casa. Pela manhã, após despertar, a mulher não verá Zé na cama e resolverá sair para procurá-lo. Ao chegar na sala, ela se deparará com o fazendeiro desacordado em uma poltrona, já sem vida. A cena será uma das mais tristes da novela das nove, com direito a gritos de desespero de Filó.
No final, após sua morte, Zé Leôncio assumirá o lugar de seu pai e se tornará o novo Velho do Rio, com a função de proteger sua família. Acontece que Filó nunca o verá e passará o resto de sua vida infeliz e solitária na fazenda. Injusto!