A tapera de Juma (Alanis Guillen) foi um dos principais cenários de Pantanal, especialmente na fase inicial do folhetim. O local acabou sendo palco de momentos emblemáticos da atual trama das 21h da Globo, como quando a mocinha se abrigou após algumas fugas e entrou em trabalho de parto.
Porém, com a protagonista estando mais adaptada à fazenda, e tendo um final feliz ao lado de Jove (Jesuíta Barbosa) por lá, a tapera ficou cada vez mais sem uso. Porém, se engana quem pensa que o local será abandonado de vez na história.
Nos últimos capítulos da novela, José Leôncio (Marcos Palmeira) ficará feliz com a reconciliação de Muda (Bella Campos) e Tibério (Guito) e decidirá dar o pedaço de terra para que o casal possa ter sua própria criação de gado no local. No último capítulo, Muda ainda chegará a revelar que está grávida do parceiro.
Veja também: Após ser violentado, Alcides se transforma, volta a sentir prazer por Bruaca e mostra que não perdeu o fogo por ela
O último capítulo de Pantanal, aliás, será marcado por muita festa, com três cerimônias de casamento: as de José Leôncio e Filó (Dira Paes), José Lucas (Irandhir Santos) e Irma (Camila Morgado), e Tadeu (José Loreto) e Zefa (Paula Barbosa). Alcides (Juliano Cazarré) e Maria Bruaca (Isabel Teixeira), que na versão original do folhetim haviam viajado e não apareciam mais na história, agora estarão presentes para acompanhar toda a festa.
O final também reservará muita emoção, pois José Leôncio acabará morrendo ao sofrer um ataque cardíaco, mas ao deixar o corpo, o espírito irá se reencontrar com o pai, Joventino (Osmar Prado), que havia se transformado no Velho do Rio. Agora, essa missão caberá ao protagonista, que dará descanso a alma do ancião.