Na reta final da novela Além da Ilusão, Tenório (Jayme Matarazzo) e Olívia (Debora Ozório) acabarão passando por momentos de terror. Isso porque, durante uma manifestação pelo fim da ditadura, o ex-padre acabará sendo preso e a mocinha levará um tiro quase mortal.
Olívia será uma das líderes da passeata contra a ditadura militar. “Atenção, pessoal! Já é chegada a hora do fim da tirania! Juntos somos fortes! Abaixo a ditadura! Viva a liberdade!”, gritará a jovem incentivando o público.
Enquanto isso, Tenório estará distribuindo panfletos contra o governo. No entanto, ele acabará sendo preso, de forma injusta, pela polícia. “Tenório Marques? Está preso por difusão de material impresso subversivo. Podem algemar”, dirá Salvador (Jorge Lucas).
O ex-sacerdote, por outro lado, reagirá com insatisfação. “Preso por causa de um texto a favor da liberdade. Jesus ensinou o amor ao próximo, a justiça, mas quando o homem quer, usa as próprias palavras contra ele. Esse governo autoritário quer colocar os justos atrás das grades feito bicho! Diacho!”, esbravejará ele, sendo levado para a delegacia.
Em outro local, a manifestação estará pegando fogo, com Olívia enfrentando os policiais. “Atenção, desordeiros! Passeatas estão proibidas pelo presidente Getúlio Vargas. Vocês têm cinco minutos pra dispersar!”, ameaçará a autoridade. “Ei! Seus covardes! Nós estamos desarmados!”, gritará Olívia, recebendo um tiro na barriga na sequência.
Veja também: Pai e filha, Matias e Olívia viram melhores amigos e amor puro surge entre os dois em Além da Ilusão
Vale destacar que Além da Ilusão é escrita por Alessandra Poggi, sob direção geral de Luís Felipe Sá e direção artística de Luiz Henrique Rios.