A novela Nos Tempos do Imperador está sendo bombardeada por todos os lados. No que se refere ao público, está havendo uma queda de audiência e rejeições à termos problemáticos utilizados pelos personagens da novela. Internamente, o clima não é nada bom.
Veja também – Confira cinco novelas que fizeram sucesso no Brasil, mas não deram certo no exterior
De acordo com a jornalista Patrícia Kogut em sua coluna no jornal O Globo desta segunda-feira, 27 de setembro, a Globo teve que intervir e chamar a equipe da trama, para esclarecer qual o posicionamento da emissora diante da situação de crise. Eles foram tranquilizados pelos executivos globais, que tiveram uma conversa com uma intenção maior de apaziguar os ares e encontrar soluções.
Uma das soluções apontadas foram as regravações de algumas cenas com termos controversos. Em uma das cenas que foram ao ar e causaram polêmica, Pilar (Gabriela Medvedovski) e Samuel (Michel Gomes) conversam sobre a possibilidade dela sofrer racismo por ser branca.
Veja também – Assim como Um Lugar ao Sol, relembre três novelas com personagens gêmeos que não agradaram o público
A lógica de racismo reverso é repudiada atualmente e, para evitarem novos problemas, a novela está sendo revista por especialistas, que estão apontando cenas que deveriam ser regravadas. Porém, esta prática é comum nas emissoras de TV. Veja alguns exemplos de novelas recentes que tiveram de passar por isso:
Gabriela
Em homenagem ao centenário de Jorge Amado, no ano de 2012 fomos agraciados pelo remake de Gabriela. Originalmente tendo ido ao ar em 1975, o remake teve Juliana Paes vivendo a protagonista e, na reta final, a novela precisou de ser regravada.
Veja também – Conheça quais novelas de sucesso da Manchete que a concorrência comprou, mas nunca exibiu
Na última cena em que a atriz aparecia na novela, as gravações aconteceram em um dia nublado. Porém, achava-se que os truques da edição poderiam solucionar a questão e, ao ver o resultado, percebeu-se que não ficou tão bom. Na época, em entrevista ao tabloide Ego, Paes contou: “Vamos ter que refazer a última cena. Como eu até já havia tirado o mega hair, vai ser necessário usar um truque no cabelão”.
Império
Atualmente ocupando o horário das nove em edição especial, Império discute alguns temas espinhosos. Entre eles, está o caso de um homem tradicional de família que dá uma “escapadinha” para viver um romance gay com um mocinho.
Veja também – Veja três novelas infantis do SBT que foram um fiasco de audiência
Aguinaldo Silva teria escrito cenas quentes entre os personagens de José Mayer e Klebber Toledo, atores que viveram este casal de amantes na novela. Algumas sequências chegaram a ser gravadas, mas a Globo teria optado por regravar estas cenas, dando um outro encaminhamento à relação proibida dos personagens.
Veja também – Confira cinco novelas da concorrência que deixaram a Globo desesperada
O fato chegou a ser notícia no jornal O Globo e, na época, Aguinaldo foi às redes sociais reclamar da emissora publicamente. “Até ‘Chiquititas’ tem mais s*xo que ‘Império'”, disse o autor, se referindo a novelinha infantil do SBT.
O Outro Lado do Paraíso
Antes da pandemia, a Globo tinha uma lógica de iniciar as gravações de suas novelas com cerca de um ano de antecedência. Foi assim que a novela de Walcyr Carrasco acabou tendo algumas cenas vazadas para a imprensa, cenas estas que eram consideradas peça-chave para o desenvolvimento da história.
Tratam-se dos momentos em que Lívia (Grazi Massafera) e Renato (Rafael Cardoso) fazem amor em um morro no Tocantins, local onde parte das cenas foram gravadas. Questionada sobre o assunto, a Globo respondeu afirmando ter optado a regravação desta cena em estúdio e que tratava-se “de uma decisão artística, sem perda alguma para a trama”.
Verão 90
Sensação no início de 2019, Verão 90 foi o último trabalho do talentoso Jorge Fernando. O diretor solicitou que algumas cenas da novela fossem regravadas após perceber que a cenografia falhou ao colocar em cena objetos não condizentes com a época em que se passava a novela.
Veja também – Quais foram as novelas mais problemáticas que a Globo já teve?
Conhecido por seu perfeccionismo, Fernando foi contundente e exigiu que houvesse um empenho por parte da equipe em solucionar a questão. Por conta disto, a jornalista Carla Bittencourt, do jornal Extra, informou que Rafael Vitti teve de adiar a raspagem de cabelo marcada para uma gravação em que ele era preso.
Amor Sem Igual
Assim como acontece no SBT e como a Globo vem adotando ultimamente, a Record tem um modelo de gravações de suas novelas de modo antecipado. Porém, quando os capítulos de Amor Sem Igual iam ao ar, muitos perceberam que haviam alguns erros de continuidade.
Veja também – Haja dinheiro: confira o ranking das novelas mais caras feitas pela Record
O jornalista Flávio Ricco noticiou na ocasião que, diante da gafe, o diretor Rudi Lagemann causou revolta nos bastidores ao exigir que os atores regravassem diversas cenas, sob pena de causar uma confusão no telespectador que assistisse a novela com estes problemas.