Lu (Eli Ferreira) vai abrir o seu coração ao fazer uma revelação bombástica para Zinha (Samantha Jones), durante uma conversa franca que ambas terão uma com a outra, no capítulo desta quarta-feira (15) do remake de Renascer. Na ocasião, a professora confessará a amiga que nunca quis ser mãe, fato este que a deixará o tanto quanto boquiaberta na trama de Bruno Luperi.
Tudo terá início quando a personagem de Samantha Jones ficar triste com a possibilidade de não ter sucesso na maternidade por conta de não gostar de homens. Porém, a docente deixará claro a ela que sua orientação sexual não a impede de ser mãe. Mesmo assim, Zinha demonstrará constrangimento perante a fala dela. “Como se faz um filho se… Bom, você sabe…”, disparará a jovem, sem completar a frase.
“Há muitas maneiras, desde a adoção até as reproduções assistidas”, justificará Lu. “Mais eu digo sê mãe de verdade”, rebaterá a moça. Nisso, a personagem de Eli Ferreira fará questão de perguntá-la o que é ser mãe de verdade e ainda soltará: “Há mães que criam filhos sozinhas, em família, mães biológicas, adotivas… Assim como há pais que são mães…”.
Nessa hora, Zinha chegará a lembrar do pai, Jupará (Evaldo Macarrão), enquanto Lu continuará seu argumento: “Como o teu pai, como Morena [Ana Cecília Costa], que foi mãe, tanto sua quanto de João [Juan Paiva], sem ter dado à luz nenhum dos dois. A maternidade independe da concepção… Há pessoas que colocam muitos filhos no mundo e nem por isso se tornam mães, e há pessoas que se revelam grandes mães sem nunca ter parido um único filho”.
Lu faz revelação
Logo após, a garota questionará a professora se ela pensa em um dia se tornar mãe, no que ouvirá: “Não… Esse sonho eu nunca tive”, disparará a morena. “Tá de onda com a minha cara? Quem lhe vê co’a criançada na escola num pode imaginá uma coisa dessa”, reagirá Zinha, boquiaberta. Para se defender, a mestre alegará que o desejo dela não tem nada a ver com o amor que sente pelas crianças e que, muito menos, não faz dela uma pessoa egoísta ou megera.
Depois, Zinha se desculpará, e Lu dirá que foi muito atacada por isso quando terminou o noivado. No mais, a professorinha também contará que não se casou justamente por não querer ter filhos. “Fui noiva. E deixei de ser justamente por eu não me enxergar nesse roteiro de casar e ter filhos”, falará. “Você num é chegada nas idêa de tê uma família?”, insistirá Zinha.
Sem ter o que esconder, Lu será sincera em suas palavras. “Não é isso. Eu só não acho que o amor de duas pessoas precise necessariamente gerar uma terceira vida. Ou que, para ser mãe, alguém precise de um parceiro, sabe? Eu, pelo menos, não tenho essa vontade e me enxergo sendo mãe em outras situações… Eu me sinto completa e realizada, enquanto mulher e enquanto mãe, com cada aluno que entra naquela escola!”, sentenciará.