Em O Rei do Gado, Zé do Araguaia (Stênio Garcia) começará uma busca pelo paradeiro de Bruno Mezenga (Antônio Fagundes) na floresta e contará com a ajuda de outros empregados da fazenda. Por outro lado, o melhor amigo do ricaço ficará pasmo ao encontrar uma cova. “não tenho coragem”, dirá ele, temendo achar o corpo do patrão.
“Eu não tenho coragem”, avisará Zé. “Eu também acho que não deve bulir em sepultura”, dirá um dos ajudantes. “Mas como é que a gente vai saber quem é que está enterrado aí dentro?”, questionará o personagem de Stênio Garcia. “Seja quem for que está enterrado aí nós vamos ter que desenterrar”, anunciará um dos amigos de Zé. “Mas se for o meu patrão?”, perguntará Zé.
Após muita insistência dos empregados, Zé tomará iniciativa: “Vocês estão certo, vamos cavucar”, disparará ele, que, em seguida, se ajoelhará para que o corpo enterrado não seja do seu patrão. A cova também começará a ser desenterrada.
“É esse o homem, seu Zé do Araguiaia?”, perguntará um dos ajudantes. “Não! Esse é o Olavo, o piloto dele”, falará Zé, aliviado. “Vamos enterrar outra vez e vamos atrás de nosso patrão”, disparará o caipira. “Depois nós voltamos para buscar o Olavo”, concluirá.
Escrita por Benedito Ruy Barbosa em 209 capítulos, a trama é protagonizada por Antônio Fagundes, Patricia Pillar, Raul Cortez, Glória Pires, Fábio Assunção, Silvia Pfeifer, Carlos Vereza e Stênio Garcia.