O remake de Renascer promete mesmo chegar ao fim de forma melancólica na Globo. A novela, que estreou cercada de expectativas após o sucesso de Pantanal (2022), e por ser considerada uma releitura da “obra-prima” de Benedito Ruy Barbosa, não consegue deslanchar na audiência e vem sendo bastante criticada por sua trama “morna” e sem grandes acontecimentos.
Isso se reflete na decisão da Globo de encerrar a trama com um capítulo de curta duração. Diferentemente das últimas novelas de sucesso do horário nobre, que ultrapassava 1 hora de duração, o último capítulo de Renascer não terá mais que 60 minutos, e ainda por cima, será exibido mais cedo, no dia 6 de setembro.
Porém, a decisão de levar o desfecho da novela ao ar mais cedo se deve à uma mudança na programação da Globo para a transmissão do jogo Brasil x Equador, válido pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. A emissora, aliás, tinha um impasse em relação a isso, já que a partida aconteceria às 21h45, mas atendendo a uma solicitação do canal, o jogo foi remarcado para as 22h. Apesar disso, o folhetim começará às 20h35.
Com 184 de 197 capítulos exibidos até o momento, Renascer acumula uma média de 25,5 pontos de audiência na Grande São Paulo, abaixo da sua antecessora, Terra e Paixão, que fechou com 26,6 pontos, e tendo aumentado apenas um ponto na faixa em relação à Travessia (24,2 pontos), que foi considerada um fiasco.
Se não conseguir elevar seus índices significativamente nessa reta final, Renascer pode entrar no ranking das novelas de pior audiência da história da Globo, se juntando a Um Lugar ao Sol (22,3 pontos), Babilônia (25,4 pontos) e a própria Travessia.