Se tem uma coisa que acaba repercutindo bastante é a tal da expectativa. É assim quando uma novela está prestes a estrear, ou quando está em sua reta final. Mas, imagina a sensação de querer assistir um capítulo decisivo da novela e acontecer um apagão?
Veja também – Quatro novelas que viraram o jogo e conseguiram superar o fracasso
Foi exatamente isso que ocorreu em 25 de outubro de 2012, quando estava indo ao ar os momentos finais do remake de Gabriela. Exibida na faixa das onze, foi um sucesso total de audiência e rendeu altos índices.
Por isto, a última semana rendeu os melhores picos de público ao longo de toda sua exibição. Só que, no capítulo que seria apresentado na quinta-feira, mais especificamente o penúltimo, pouco depois da transmissão começar, o Brasil parou.
Às 23h20, o Sistema Interligado Nacional verificou uma inconformidade e, imediatamente, encerrou a transmissão de energia através do Operador Nacional de Sistema Elétrico (ONS). Por várias horas, os brasileiros ficaram as escuras com o imprevisto.
Veja também – Destaque em Da Cor do Pecado, atriz abandona carreira e rejeita retorno às novelas; saiba quem!
Os estados da Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Alagoas, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe foram os mais afetados. No caso do Pará, Tocantins e Distrito Federal, apenas alguns pontos específicos ficaram sem luz.
Isto afetou completamente os índices de audiência, forçando a Globo adotar uma programação especial. O capítulo foi reapresentado no dia seguinte. Sendo assim, em 26 de outubro, apenas a parte do Brasil que não foi prejudicada pelo apagão pôde acompanhar o último capítulo.
Veja também – Fenômeno da década de 90, novela das sete é até hoje proibida de ter reprise na Globo e segredo vem à tona
Aos estados afetados, coube a Globo criar um esquema especial. O penúltimo capítulo foi ao ar na sexta-feira, enquanto no sábado, 27 de outubro, esteve sendo exibido o último, para que todos os telespectadores pudessem assistir normalmente ao final da novela.