Fenômeno de audiência, Alma Gêmea se tornou um trunfo da Globo para salvar o horário nobre em 2005, quando a fracassada Bang Bang afundou o ibope da faixa das sete. Na época, a emissora resolveu espichar o folhetim das 18h — atualmente em reprise no Vale a Pena Ver de Novo –, que estava fazendo enorme sucesso.
Escrita por Walcyr Carrasco, Alma Gêmea foi exibida originalmente entre 20 de junho de 2005 e 10 de março de 2006, e fez o horário das seis chegar a se tornar o mais assistido em alguns dias, alcançando até índices perto dos 50 pontos em sua reta final.
Com a faixa das 19h enfrentando uma fase difícil na época, a Globo resolveu usar a trama por Priscila Fantin (Serena) e Eduardo Moscovis (Rafael) como trunfo para manter o ibope em alta por mais tempo.
Alma Gêmea virou a salvação da audiência da Globo
Na época, a Globo ousou ao lançar no horário das sete Bang Bang, com uma história ambientada no velho oeste. A trama girava em torno de Ben Silver (Bruno Garcia), que ia em busca de vingança após ter presenciado o assassinato de sua família quando criança. Ele, no entanto, acaba se apaixonado por Diana (Fernanda Lima), filha de Paul Bullock (Mauro Mendonça), justamente seu grande inimigo.
Antes mesmo da estreia, o autor Mário Prata confessou que era um projeto arriscado. “Dizem que, nesse horário, 35 [pontos] de Ibope é a média. Bang Bang não vai dar isso. Ou dá 40 ou mais, ou 30 ou menos. Nem eu nem a Globo sabemos no que vai dar, mas estamos nos divertindo”, declarou o novelista na festa de lançamento do folhetim.
Bang Bang de fato não caiu no gosto do público, o que fez a audiência da Globo — que já vinha em baixa com A Lua Me Disse (2005) — despencar ainda mais na faixa das 19h, amargando índices abaixo dos 30 pontos, algo muito ruim para o horário na época.
A Globo, então, apelou para Alma Gêmea, que estava fazendo o maior sucesso no horário das seis. A emissora passou a fazer capítulos maiores da trama de Walcyr Carrasco, a deixando por mais tempo no ar. Por outro lado, diminuiu o tamanho dos capítulos de Bang Bang.
Ibope de novela das nove
O folhetim que girava em torno do romance entre Serena (Priscila Fantin) e Rafael (Eduardo Moscovis) fez tanto sucesso que chegou até mesmo a desbancar a então novela das oito, Belíssima (2005).
Em sua reta final, inclusive, Alma Gêmea superou a trama de Silvio de Abreu durante alguns dias consecutivos, sendo a novela mais assistida da TV.
Sucesso também em sua reprise no Vale a Pena Ver de Novo, Alma Gêmea terminará no fim de novembro.