Em Mulheres Apaixonadas, Gracinha (Carol Castro) vai descobrir que está grávida de Cláudio (Erik Marmo), mas, ao mesmo tempo, a vida dela se transformará num inferno. Isso porque Marta (Marly Bueno), a mãe do bonitão, não aceitará ter um neto gerado por uma pobretona. Cansada das humilhações, a jovem decidirá abortar e terminar logo com esse pesado.
Ao ficar sabendo da notícia, Edwirges (Carolina Dieckman), mesmo ferida com a traição de Cláudio, marcará um encontro com Gracinha na igreja e prestará apoio nesse momento tão delicado: “Não tira, Gracinha! Eu te peço”, falará a loira, que ressaltará que um aborto é a mesma coisa que um assassinato.
Graça avisará que se seu filho nascer não será feliz, pois será rejeitado por Cláudio. A personagem de Carolina Dieckmann rebaterá dizendo que não é verdade. “Essa criança já está amaldiçoada, como é que pode ser feliz?”, indagará a rival, que ainda lamentará o fato de nem ter mais casa para morar.
Nesse momento, Edwirges oferecerá sua casa para Graça morar durante a gestação. Ela também dirá que, após a criança nascer, se Gracinha não quiser criar, pode ficar com o bebê: “Eu fico com ele, eu crio ele para você“, revelará a loira, deixando a rival pasma: “mas porque você faria isso?”, questionará. “Não quero que você mate uma criança, vai contra as leis da igreja, de Deus. Não posso permitir que você faça isso”, aconselhará Edwirges.
A novela foi escrita por Manoel Carlos e protagonizada por Christiane Torloni, José Mayer, Tony Ramos, Susana Vieira, Giulia Gam, Marcello Antony, Helena Ranaldi e Dan Stulbach, em 203 capítulos originais.