Em O Cravo e a Rosa, exibida pela Globo logo após o Jornal Hoje, Edmundo (Ângelo Antônio) não tem muita sorte na vida. Tanto que o professor será preso pela segunda vez. Dessa vez, ele será acusado de ter atirado em Joana (Tássia Camargo) durante o assalto que ocorrerá na casa da lavadeira.
Ele acabou participando da ação após ser convencido por um bandido a ajudá-lo em uma missão. Mas, ele acabou descobrindo que se tratava de um assalto somente na hora. Mesmo assim, ele fez de tudo para salvar Joana e seus filhos. Mas, a mulher acabou sendo atingida durante a confusão.
Sem ter como se defender, ele será preso novamente. Nem o depoimento do bandido que o convenceu a participar do crime é o suficiente para inocentá-lo. A única pessoa capaz de tirá-lo da cadeia será Joana. Mas, a mulher acabou ficando bastante debilitada por conta do tiro e demorará a se recuperar.
Veja também – Joaquim deixa Marcela fora do testamento e animal da fazenda de Petrúchio ganha toda a fortuna
Após dias no hospital, Joana será enviada sob cuidados à fazenda de Petruchio (Eduardo Moscovis). Ao se lembrar que o professor tentou protegê-la do assalto, Joana não pensará duas vezes. “O professor é inocente”, dirá ela para Catarina (Adriana Esteves). Assim, ele estará livre para se casar com Bianca (Leandre Leal).