Edmundo (Ângelo Antônio) acabará entregando Bianca (Leandra Leal) de bandeja para Heitor (Rodrigo Faro) com o objetivo de se ver livre da cadeia na reprise de O Cravo e a Rosa. Preso por um crime que não cometeu, o professor automaticamente será obrigado a dispensar a amada e, assim, deixá-la livre para se casar com o rival na trama de Walcyr Carrasco.
E a decisão dele será externada no momento em que a irmã de Catarina (Adriana Esteves) for até a cadeia para visitar o amado. “Não acho justo você me esperar”, iniciará o humilde. “Você é inocente, logo vai sair daqui”, rebaterá a garota.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de O Cravo e a Rosa
Em seguida, ele continuará se colocando para baixo: “Mas mesmo quando eu sair, eu sempre fui um professor, que tem que estar com o nome acima de qualquer falatório e isso não é mais possível”, comentará. “O que me importa? Eu vim aqui para dizer que o Heitor quis voltar comigo”, informará a loira, que seguirá: “Disse que se eu casasse com ele, poderia soltá-lo. Vim dizer que eu vou fazer o que você quiser. Se falar que está insuportável aqui, que está correndo algum risco, eu me caso com ele”.
“Eu jamais aceitaria isso”, sentenciará o personagem de Ângelo Antônio. “Também vim para dizer que se você quiser, mesmo que fique preso por anos, eu espero e luto contra todos, não caso com ninguém”, completará a moça. “Seria capaz de estragar a sua vida por mim?”, questionará o docente. “Não estaria estragando, estaria vivendo pelo meu amor”, retrucará ela.
Ponto final
Será, então, nessa hora que Edmundo resolverá ser franco com Bianca e dar um choque de realidade nela. “Eu quero que se case com o Heitor. Quero ficar livre. Quanto a você, trate de ser feliz com o Heitor. Quer saber da verdade? Cansei das suas palavras melosas, mania de falar de amor. Seria muito melhor se não tivéssemos nos conhecidos. Não te amo mais”, disparará o homem, ferindo os sentimentos da jovem por ele.