Sabe aquela história de que, quanto mais sucesso você faz, mais problema você tem? É mais ou menos neste sentido que a Globo tem tido dores de cabeça por conta de novelas que tiveram grande audiência e faturamento, mas que renderam processos judiciais.
Veja também – Quizila ou azar? Saiba qual novela fracassada deu errado antes mesmo de estrear
Alguns destes problemas são recentes, outros nem tanto. Porém, o que importa é que o departamento jurídico da emissora carioca ainda está lidando com estas complicações. Confira a seguir quais são os casos:
A Dona do Pedaço
Encerrada em 2019, A Dona do Pedaço foi uma novela de sucesso e que contou a história de redenção da boleira Maria da Paz. O que acontece é que uma mulher pede mais de 15 milhões em indenização à Globo, porque acusa ter sua história usurpada pelo autor Walcyr Carrasco.
A mesma narrativa adotada pela novela, de mulher batalhadora e sofredora, que foi traída pelos próprios parentes, teria sido a história de vida de uma mulher que ficou conhecida justamente pelo pseudônimo de A Dona do Pedaço.
Veja também – Autor fez exigência à Globo após brigar com atriz famosa: “Chata pra caramba”
A Força do Querer
Inspiração para a novela de Gloria Perez, Bibi Perigosa aparentava ter boa relação com a Globo. Demonstrava ter ficado feliz em ver sua história contada por A Força do Querer (2017). No entanto, recentemente, decidiu ir à Justiça.
Fabiana Escobar, nome real da Bibi Perigosa vivida por Juliana Paes, quase conseguiu impedir a reapresentação da novela durante a pandemia. Ela alega ter sido enganada pela emissora, que não estaria lhe pagando os direitos devidos pelo uso de sua história.
Veja também – Curtindo a velhice: Veja cinco grandes atores das novelas que hoje vivem em asilo
Segundo Sol
Além de todas as polêmicas já ocorridas em Segundo Sol (2018) por conta da falta de representatividade e identificação com o povo baiano, a Globo também teve que lidar com um outro problema da novela e que ainda está rendendo até hoje.
Em 2020, o escritor Nilson Ferreira acusou o autor João Emanuel Carneiro de ter plagiado trechos de uma obra sua, registrada em 2015. Ele alega que isto teria ocorrido quando enviou a obra para autores e diretores globais, para tentar uma vaga na emissora.