Uma verdadeira crueldade contra Tonho da Lua (Marcos Frota) será praticada por Donato (Paulo Goulart) nos próximos capítulos da reprise de Mulheres de Areia. Ao saber que o enteado não sabe nadar, o pescador acabará jogando-o na água propositalmente, durante um passeio de barco que realizarão, e, dessa forma, quase o matará afogado, mas Ruth (Glória Pires) aparecerá bem na hora para salvar o deficiente visual na trama de Ivani Ribeiro.
Tudo acontecerá quando o personagem de Paulo Goulart convidar insistentemente o rapaz para passear de barco com ele, apesar de não gostar nenhum pouco do irmão de Glorinha (Gabriela Alves) e querer se livrar dele o mais rápido possível. Na ocasião, o personagem de Marcos Frota avisará o padrasto que não sabe nadar e que, por isso, quer que ele tome cuidado.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Mulheres de Areia
Porém, ao invés de agir com cautela, o cara de pau começará a balançar a embarcação a ponto de ela virar e fazer com que Da Lua caia na água e fique se debatendo, implorando por socorro. Enquanto isso, Donato assistirá toda a cena de camarote, escondido atrás do barco. Nessa hora, uma pessoa avistará Tonho se afogando e, então, passará a gritar.
Nisso, a irmã gêmea de Raquel (Glória Pires) logo entrará no mar para salvar o escultor, que, no final das contas, será levado por ela até a parte de areia. A partir daí, Tonho criará um laço de amizade com Ruth, a qual o ensinará a nadar com o objetivo de fazer com que o novo amigo não passe mais perrengue como esse nunca mais na vida.