Em A Favorita, Lara (Mariana Ximenes) acredita que Donatela (Claudia Raia) morreu num incêndio no presídio. Por outro lado, mesmo após Zé Bob (Carmo Dalla Vecchia) contar que Donatela está viva e que Flora (Patrícia Pillar) é a responsável pelas mortes de Marcelo (Flávio Tolezani), Salvatore (Walmor Chagas) e Gonçalo (Mauro Mendonça), a jovem ficará sem acreditar nele.
Entretanto, Lara ficará pensativa e ficará pensando em todas as afirmações feitas por Zé Bob. Após um tempo, ela chegará à conclusão de que elas podem ser verdadeiras e procurará a mãe. A personagem de Mariana Ximenes, então, ficará espantada ao encontrá-la.
Nesse momento, Donatela se emocionará e contará a filha que a viu sofrendo durante seu enterro. A ex-dondoca tentará abraçá-la, mas Lara, horrorizada, recuará e questionará por que a mãe a deixou sofrer todo esse tempo em vez de se aproximar.
Donatela explicará que precisou permanecer escondida para que não fosse obrigada a voltar para a cadeia. Confusa, Lara lembrará que Flora usou o mesmo discurso quando saiu da prisão e duvidará das palavras da mãe adotiva que, por sua vez, garantirá que está dizendo a verdade.
A trama foi escrita por João Emanuel Carneiro (mesmo autor de Avenida Brasil), protagonizada por Claudia Raia e antagonizada por Patrícia Pillar em 197 capítulos. A produção da Globo contou ainda com Mariana Ximenes, Cauã Reymond, Murilo Benício, Carmo Dalla Vecchia, Ary Fontoura e Giulia Gam no elenco principal.