Aos que dizem que fake news é algo novo, estão redondamente enganados. Esta nomenclatura realmente é recente, mas a prática é comum e acaba ludibriando os mais desprovidos de conhecimento. No entanto, há alguns anos atrás, a diferença estava no fato de que o acesso às informações eram mais difíceis.
Veja também – Sem oportunidades, veterano da Globo assume que faz empréstimo para evitar fundo do poço
Ainda assim, nunca deixou de ter quem se aproveite desta situação para poder lucrar. Há veículos de comunicação que estampam manchetes falsas, induzindo as pessoas a acreditarem em notícias sem nenhuma base concreta.
O caso que citaremos a seguir fez com que esta atriz, muito conhecida nas novelas globais e que atualmente está sendo vista na reprise de A Favorita no Vale a Pena Ver de Novo, ter sua reputação massacrada.
Além de estar sendo foco de uma mentira, esta informação era reforçada por um médico. Ricardo Veronesi foi à público afirmar à imprensa que Claudia Raia estava com HIV, sem sequer ter feito um exame na global.
O diagnóstico do homem se deu porque ele passou a ver fotos de Raia mais magra do que o normal. O ano do burburinho foi 1992, justamente quando houve um aumento de casos de infecções como a AIDS.
Veja também – Ex-atriz global fala pela primeira vez sobre tragédia na família: “Estouraram a cabeça do meu pai”
Na verdade, Claudia Raia estava com uma aparência mais esquelética porque precisava encarnar uma personagem em uma peça teatral, onde fazia acrobacias. Mesmo negando insistentemente, a atriz voltava a ser acusada de uma doença que não tinha.
A desinformação era constante, principalmente em um período onde não se existia uma definição correta sobre a diferença entre HIV e AIDS. Também, todas as pessoas mais magras eram associadas a esta enfermidade, considerada nova para a época.
Foi assim que, para desmistificar o assunto de uma vez por todas, Raia fez um exame e divulgou o resultado para toda a imprensa. Numa entrevista para o jornal O Globo da época, ela demonstrou cansaço com a boataria envolvendo sua vida pessoal.
Veja também – Na cadeira de rodas até hoje: Relembre o assalto que mudou a vida de ex-galã global
“É uma coisa muito chata e incômoda essa acusação. Sou uma pessoa pública, que vive da imagem, sempre associada à saúde. Não tenho uma vida sexual promíscua e já sabia que o resultado seria negativo […] Isto foi uma mancha na minha vida“, desabafou.