Em A Favorita, Donatela (Claudia Raia) vai aparecer para Irene (Glória Menezes) e a senhora ficará em choque ao descobrir que a ex-dondoca está viva. Durante o embate, a veterana ouvirá algumas verdades e o público descobrirá o que ela agiu para unir Marcelo e Flora (Claudia Raia) no passado.
Antes, Donatela dirá que não matou ninguém: “Dona Irene, sou inocente. Não matei seu filho, não matei ninguém. Quem matou foi a Flora”. Por outro lado, Irene a ofenderá. “Ah, claro. Flora é uma assassina e eu me deixei enganar. Afinal, sou uma tonta, estúpida, incapaz de enxergar um palmo à frente do meu nariz”. “A senhora me desculpe, mas é isso mesmo que a senhora é”, falará Donatela, sem medo de dizer a verdade.
Em seguida, Donatela aproveitará para descarregar toda sua ódio em Irene: “Deve ser insuportável para a senhora admitir a verdade, né, Dona Irene? A senhora sempre me julgou mal, sempre me tratou como uma oportunista. Deve ser terrível para a senhora perceber o quanto se enganou”.
Irene, contudo, rebaterá as declarações da ex-presidiária: : “Eu? Nunca me deixei enganar por você. Desde a primeira vez que botei os olhos em você, sabia quem você era”. “Desde a primeira vez que a senhora botou os olhos em mim que a senhora faz da minha vida um inferno. Pensa que eu não sei que a senhora ficava fazendo a cabeça do Marcelo contra mim? Por isso que o nosso casamento entrou em crise, por isso que ele se aproximou da Flora. Foi a senhora quem trouxe a Flora para as nossas vidas. Quem aproximou o seu filho da assassina dele“.
Irene mandará Donatela se calar, mas ela não parará. “A senhora sempre foi uma tremenda de uma preconceituosa. Nunca foi com a minha cara porque eu não tinha vergonha de ser quem eu era. Porque não perdia meu tempo bajulando a senhora. Porque não tinha saco de me fazer de humildezinha. Sempre me crucificou, e eu amava tanto seu filho, tanto sua neta, mas a senhora era arrogante demais para admitir a sinceridade do meu amor. E aí, o que a senhora fez? Trouxe a Flora de volta para nossas vidas. Botou debaixo do seu teto a assassina do seu filho e do seu marido, porque foi ela quem matou Gonçalo”.
Irene continuará achando tudo um absurdo: “O que você está dizendo? Meu Deus, e eu aqui dando ouvidos para esse monte de absurdos. Uma foragida da polícia, condenada pela Justiça. Vou chamar a polícia”. Lara, porém, tomará o celular da avó e ela decidirá ir embora, atrás de Flora.