A novela Nos Tempos do Imperador, única inédita sendo exibida atualmente pela Globo, retrata em detalhes um dos fatos históricos mais importantes da história do Brasil, o da monarquia. Assim, Dom Pedro II, o personagem mais marcante desta época, teve um final de vida bastante delicado.
Na trama, o Imperador, assim como ocorreu na história, é casado com Teresa Cristina (Leticia Sabatella). Os dois são pais da Princesa Isabel e da Princesa Leopoldina. Se os autores forem retratar com riqueza de detalhes tudo o que aconteceu com a família real, o final de Dom Pedro II será triste e trágico.
Veja também – Jorge esconde caso de Luísa com Pedro de Pilar e ela o confronta
Com o passar dos anos, a monarquia ficará enfraquecida e o governo imperial será derrubado, dando espaço para a Proclamação da República. Nessa fase, Dom Pedro II receberá ordens para deixar o país, juntamente com sua família e ficarão exilados em Portugal.
Triste com toda a mudança, Teresa Cristina morrerá. Assim, o ex-imperador seguirá sozinho para Paris. Por lá, ele ficará hospedado no Hotel Bedford e viverá seus anos finais de vida. A velhice dele será repleta de problemas de saúde, como diabetes. Mas, ele morrerá consequência de uma pneumonia.