A atual novela do horário das 18h da Globo, intitulada Nos Tempos do Imperador, retrata em detalhes como se deu o reinado de Dom Pedro II no Brasil. Para quem não sabe, no folhetim global, o personagem é interpretado por Selton Mello. Assim como nos livros, o homem é casado com Teresa Cristina (Leticia Sabatella).
Os dois são pais da Princesa Isabel e da Princesa Leopoldina. O final de Dom Pedro II, por outro lado, assim como na história do Brasil, não será dos melhores. Isso porque o regime monárquico atravessará sua fase final e, com isso, o governo imperial será derrubado e a Proclamação da República no Brasil será instaurada.
Veja também – Tonico fica pelado e seduz esposa de Coronel para descobrir podres do rival
Com isso, Dom Pedro II e sua família receberão um prazo para deixar o Brasil. Eles serão exilados em Portugal, local em que a imperatriz acabará morrendo. Assim, o ex-imperador seguirá sozinho para Paris. Por lá, ele ficará hospedado no Hotel Bedford e viverá seus anos finais de vida.
Dessa forma, Dom Pedro II passará a maior parte de seu tempo lendo e estudando. Mas, no último ano de sua vida, ele sentirá as sequelas da diabetes e não conseguirá mais se movimentar. Assim, ele falecerá no Hotel Bedford, em Paris, na França, em dezembro em consequência de uma pneumonia.
Vale ressaltar que os autores de Nos Tempos do Imperador, Thereza Falcão e Alessandro Marson, poderão optar por encerrar a novela antes da morte de Dom Pedro II. Assim, o folhetim não acabaria com um clima dramático e triste do personagem.