Após realizar exames e constatar que está com um câncer bastante agressivo, fazendo, então, com que as chances de cura sejam mínimas, Dora (Claudia Ohana) decidirá ir atrás de Ben (Samuel de Assis) a fim de abrir o jogo com ele em Vai na Fé. Na ocasião, a mãe de Lumiar (Carolina Dieckmann) dará a notícia devastadora ao advogado ao dizer a ele que vai morrer na trama de Rosane Svartman.
Isso, no entanto, deixará o personagem de Samuel de Assis o tanto quanto chocado, enquanto Fábio (Zécarlos Machado) vai segurar a mão da mulher o tempo todo. E será, portanto, nas cenas previstas para irem ao ar no próximo dia 03 que a bomba explodirá de vez, através de uma ligação que a mulher fará ao ex-genro.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Vai na Fé
A revelação
“Nós não estamos bem, não. Eu não estou. Sei que essa não é uma conversa pra se ter por telefone, mas eu precisava falar logo com você. Fiz alguns exames quando estive no Rio, e o diagnóstico foi um câncer muito agressivo”, contará a terapeuta holística, que chegará a pedir ao rapaz para que ele prepare um documento referente a sua fase terminal.
Em seguida, a esposa de Fábio dirá a Ben que iniciará o processo de quimioterapia em uma cidade da região serrana do Rio de Janeiro e que ainda não falou nada para a filha sobre isso. “Ainda não tive coragem de contar pra ela. Até porque eu sei que ela vai ser contra algumas decisões minhas”, justificará a veterana. “Quais decisões? Dora, você não vai recusar o tratamento, vai?”, questionará o defensor da lei.
Nisso, ela responderá: “De jeito nenhum. Mas quero sua ajuda pra fazer um documento. Me falaram dele aí no Rio… Testamento vital! Pode ser isso?”. “Sim. É documento feito em cartório, dando algumas orientações sobre seu tratamento final. Dora, isso não é muito da minha área”, devolverá o ex de Sol (Sheron Menezzes). “Por favor. Me ajuda. Eu e o Fábio confiamos em você”, suplicará a personagem de Claudia Ohana.
“Quando a doença chegar ao estágio final, não quero nenhum aparelho me mantendo viva à força. Também não quero que acelerem minha morte! Deixa a natureza seguir seu rumo. Eu só não quero sentir dor. Eu quero viver da melhor forma que eu puder até o fim”, continuará a doente, que fará Ben chorar bastante.
Ben conta a Lumiar
Depois, o público verá o criminalista conversando com a professora de Direito a respeito do assunto. Embora o tema seja difícil para ele, Ben criará coragem para falar: “Sua mãe está doente. Parece que é câncer. E, no caso dela, parece ser irreversível”, disparará ele.