As gravações de Salve-se Quem Puder já estão acontecendo na Globo, após alguns meses de paralisações. E, segundo novas ordens, os atores não devem mais se beijar por conta da pandemia do coronavírus que enfrentamos.
“Em casa, ninguém vai perceber que o beijo é falso” contou o diretor Fred Mayrink ao site da Veja. “Usamos duas técnicas principais. A primeira é uma separação com placas de acrílico entre os atores” acrescenta ele sobre a novela da Globo.
Fred segue: “As bocas não se tocam, mas, graças a ajustes de luz e posicionamento da câmera, conseguimos que o telespectador tenha a sensação de que os personagens estão se beijando”. E ele contou que ainda há outro truque muito bom para esse tipo de cena.
“Outra forma é o uso de uma bolinha verde. A gente coreografa os movimentos da cabeça e os atores beijam a bolinha. Gravamos planos diferentes separadamente e, depois, a computação gráfica une as duas imagens. Em casa, ninguém vai perceber que o beijo é falso”.
E deixou bem claro que beijo de língua não deve acontecer no folhetim,que reestreia em janeiro próximo. “Língua, cada um tem que cuidar da sua. Não pode haver contato de jeito nenhum. Mas se o casal tem muita cenas de beijo, a gente mantém eles em quarentena por duas semanas, faz testes de Covid-19 e grava diversas cenas de capítulos diferentes em um único dia. Juliana Paiva e Felipe Simas, que interpretam um par romântico, já passaram por esse processo”.
Ele ainda deixa claro que a pandemia não será retratada na continuação de Salve-se Quem Puder. “Nós estamos trabalhando em conjunto com os autores para encontrar soluções que interfiram o mínimo possível no roteiro”.
“A novela é uma comédia romântica e optamos por não abordar a pandemia para não esfriar a trama. Mas o processo de gravação ficou muito mais lento. Demoramos três vezes mais para gravar uma cena que antes era feita de maneira corriqueira”.
MAIS DE SALVE-SE QUEM PUDER:
O diretor ainda acha que os beijos não perderão a graça que sempre tiveram nas histórias. “O beijo do casal é o ápice de uma história que vem sendo contada ao longo da novela. Não é uma cena isolada, fora de contexto”.
Veja também – Totalmente Demais: Dino convence Carlinhos a roubar dinheiro do Flor de Lácio
E finalizou: “As equipes são acompanhadas de perto. Sempre que necessário, são feitos testes. O protocolo vale para todos. Caso, no percurso, alguém contraia o vírus, ela é logo testada e quarentenada. A prioridade passou a ser a segurança, por isso, ainda não temos data certa para a novela voltar ao ar”, entrega Fred.