Afonso (Romulo Estrela) ficará em choque ao descobrir que não vai conseguir dinheiro para tirar Montemor da crise nos próximos capítulos de Deus Salve o Rei. Ele realizará um banquete para o conselho da Cália com a finalidade de pedir um empréstimo, mas será barrado. É o que informa o site Observatório da Televisão.
No jantar, ele perguntará: “E então? Vossas majestades chegaram a uma decisão?”. “Sim, Afonso. Nós decidimos… que o empréstimo não lhe será concedido”, responderá o rei de Alfambres. “Mas eu não entendo… o meu plano de recuperação é bastante consistente, e estou dando a mina como garantia!”, rebaterá Afonso.
+Esperta, Amália desconfia do acordo entre Catarina e Otávio
“O Conselho precisa reconsiderar. Montemor é um reino que sempre honrou os seus compromissos!”, insistirá Gregório. “O que há de errado com a minha proposta?”, indagará Afonso. “Na verdade, o que está errado é… o seu casamento”, disparará o rei de Alfambres. “Meu casamento?!”, perguntará surpreso. “Por unanimidade, os membros do Conselho decidiram que não reconhecerão seu casamento com a pleb… digo, com Amália”.
“Vossa majestade pode falar com todas as letras… meu casamento com a plebeia!”, falará Afonso, deixando todos constrangidos. “Eu lamento, Afonso, mas isso é algo impensável, fere toda a tradição da Cália… e abriria um precedente muito perigoso”. “Você está pondo em risco a própria linhagem dos Monferrato… Afinal, terá um filho bastardo”, dirá Otávio.
“Meu filho não será bastardo! Seu canalha! Eu peço que uma nova reunião seja marcada para que possamos…”. “O Conselho não voltará atrás de sua decisão. Esta reunião está encerrada!”, concluirá o rei de Alfambres, deixando Afonso chocado.