A novela Deus Salve o Rei se aproxima de seu grande final. Com isso, também virá uma das cenas mais aguardadas do folhetim, que diz respeito ao julgamento e condenação de Catarina (Bruna Marquezine). A vilã será enviada à forca por suas maldades feitas ao decorrer da novela.
De acordo com o site Notícias da TV, ela chegará a Montemor junto à marcha vitoriosa do exército. A vilã estará com as mãos amarradas e em cima de um cavalo. Ela será julgada em um palanque no meio da praça no primeiro capítulo do folhetim.
Diana (Fernanda Nobre) começará a depor contra a vilã, e depois será a vez de Rodolfo (Johnny Massaro), Lucíola (Carolina Ferman), Afonso (Romulo Estrela) e Amália (Marina Ruy Barbosa).
Os crimes não são poucos. Catarina será julgada por armar a guerra para unir Artena a Montemor em um só reino, por tentar matar Amália e Virgílio (Ricardo Pereira), por assassinar Constantino (José Fidalgo), por explodir a mina do reino, por armar para Amália ser queimada em uma fogueira, por tentar matar Delano (Jaedson Bahia) e por enganar Afonso ao dizer que estava grávida dele.
Antes da morte, a vilã terá convencido Otávio (Alexandre Borges) a entrar em guerra contra Montemor. O vilão, no entanto, reconhecerá um colar no pescoço de Selena (Marina Moschen) e descobrirá que ela é sua filha, propondo dar fim à guerra caso Afonso a entregue.
O rei de Montemor negará, mas a filha bruxa do rei de Lastrilha irá até o pai por sua própria vontade. Otávio acabará morto e Selena virará a nova rainha após dar a volta por cima e impedir o plano de Catarina para matá-la. A rainha má queria que o filho fosse o único herdeiro do reino.
Mesmo tendo cometido imensas maldades, Otávio ganhará um velório digno, que contará com a presença de Afonso e Amália. Na sequência, os dois acompanharão a coroação de Selena como a nova monarca de Lastrilha.