Se corresse como anteriormente previsto pelo roteiro de Deus Salve o Rei, a gravidez de Catarina (Bruna Marquezine) na novela seria fruto de estupro por parte de Otávio (Alexandre Borges). A direção da novela, no entanto, temendo problemas com a classificação indicativa do folhetim, resolveu adotar outro tipo de abordagem.
De acordo com o que informa o jornal Extra, a direção do folhetim não só resolveu ocultar a cena do estupro como também fazer com que ele não tenha existido na história. Dessa forma, o autor Daniel Adjafre reescreveu a cena da primeira transa dos vilões. Catarina aceitará ir para a cama com o rei para que Augusto (Marco Nanini) possa fugir da Lastrilha.
+Segundo Sol: Ao confrontar Roberval, Edgar se surpreende com Cacau quase nua na casa do irmão
O estupro sofrido pela personagem de Bruna Marquezine havia sido planejado há muito pelo autor da trama. O objetivo era fazer com que ela engravidasse para, posteriormente, fingir que o filho seria de Afonso (Romulo Estrela).
Antes de colocar o plano em prática, a megera ficará desesperada ao descobrir estar grávida de Afonso: “Essa gravidez vai colocar tudo a perder! Se Afonso descobrir que estou grávida de Otávio, ele nunca vai me perdoar!”, dirá.