Nos próximos capítulos de Deus Salve o Rei, Cássio (Caio Blat) acabará morrendo para salvar a vida de Afonso (Romulo Estrela). Após a tentativa frustada de tomar o reino de Montemor, o ex-comandante fugirá junto com o ex-príncipe e Amália (Marina Ruy Barbosa) e, durante a fuga, será atingido por uma flechada fatal. Afonso ainda tentará socorrer o amigo, mas será aconselhado por ele a continuar.
“Afonso, nas antigas escrituras há uma mensagem sobre amizade… ‘em todo o tempo cuide de seu amigo, e na hora da angústia nascerá um irmão’. Você é este irmão para mim… Um irmão que está prestes a se tornar o maior rei que Montemor já viu”, dirá ele, em seus últimos suspiros.
Porém o irmão de Rodolfo (Johnny Massaro) dirá que precisa que seu amigo esteja ao seu lado quando esse dia chegar.
“Não… Você precisa do povo ao seu lado, e isso você já tem! Acredito no destino, Afonso. E sempre que fugimos de nosso destino, ele dá um jeito de nos encontrar. Permita-me que eu cumpra com o meu… por favor! Você sabe… eu não irei resistir por muito tempo”, responde Cássio.
Afonso acabará concordando com o ex-comandante e fugirá junto com Constantino e Tiago (Vinícius Redd), deixando ele para trás.
+ Veja o resumo dos próximos capítulos de Deus Salve o Rei
“Afonso e os outros já estão longe daqui. Você fracassou. E eu cumpri o meu destino. Salvei o futuro rei de Montemor”, dirá aos guardas o personagem de Caio Blat, ferido. Ao ver que foi enganado, o feitor cravará sua espada no peito de Cássio.
Ele sentirá o golpe, olhará o Feitor nos olhos, com a bravura de sempre. Porém não resistirá aos ferimentos e cairá de joelhos. Ele olhará para o céu, sabendo que aquele é o seu fim, e fechará os olhos, caindo já sem vida no chão da floresta.
A morte de Cássio faz parte das mudanças na novela feitas pela direção da Globo. Na sinopse original, ele disputaria o amor de Amália com Afonso.