Em Deus Salve o Rei, Catarina (Bruna Marquezine) achava que havia conseguido se livrar de Amália (Marina Ruy Barbosa) quando mandou atear fogo na cabana onde ela era feita de refém por Virgílio (Ricardo Pereira). No entanto, depois que Afonso (Romulo Estrela) derruba Rodolfo (Johnny Massaro) e assume o trono de Montemor, a rainha má descobre que a rival sobreviveu. Agora ela tenta de tudo para tirar a ruiva do seu caminho e reinar ao lado do novo rei.
Após de contrair a peste, Catarina ficará entre a vida e a morte. No entanto, ela se aproveitará da sua condição de saúde para espalhar, com a ajuda de Lucíola (Carolina Ferman), que a doença foi trazida por uma bruxa e que essa bruxa é a esposa de Afonso. O povo de Montemor se voltará contra Amália e ela ficará sem saída. Para completar, a filha de Augusto (Marco Nanini) irá atrás de dom Bartolomeu e pedirá que ele faça um verdadeiro “caça às bruxas” no reino.
De acordo com o colunista de TV Daniel Castro, com a chegada do personagem de Stênio Garcia a Montemor, Catarina mandará colocar um livro de bruxaria na antiga casa de Amália, que será encontrado pelo inquisidor e usado como prova para prendê-la.
“O que o senhor quer?”, perguntará a ruiva, ao ser abordada por dom Bartolomeu. “Sua confissão! Você está presa por culto ao maligno e bruxaria!”, disparará ele. “O senhor não tem prova alguma contra mim!”, retrucará a mulher de Afonso. “Então explique onde conseguiu esse livro, sua bruxa!”, insistirá o inquisidor. “Eu nunca vi esse livro em minha vida!”, se defenderá Amália. “Pode negar o quanto quiser, mas esta é a prova que você é uma feiticeira! Este livro foi encontrado na casa onde esta mulher morava. Um conhecido livro de feitiços, que só as bruxas mais perigosas possuem!”, ameaçará ele.
Veja também: Mandingueira é queimada viva no lugar de Amália
Amália acabará sendo presa e submetida a um julgamento em que serão colhidos depoimentos em praça pública. Afonso ficará em choque ao descobrir as acusações contra a amada e tentará livrá-la do julgamento, mas os súditos mais fanáticos impedirão a aproximação dele.
Antes de mandar a plebeia para fogueira, o inquisidor aplicará um teste. Ele mandará Amália recitar um trecho da Bíblia, escolhido por ele, sem qualquer erro. “É um absurdo! Este teste é uma fraude! Feito para que Amália não tenha nenhuma chance”, esbravejará Afonso. “É um teste escolhido por um representante de Deus! Uma mulher de Deus, majestade, não terá dificuldades em provar que não é uma bruxa!”, explicará o caçador de bruxas.
+ Veja o resumo dos próximos capítulos de Deus Salve o Rei
A ruiva terá sorte e com a ajuda de Selena (Marina Moschen) e de Agnes, que verão o julgamento à distância, ela conseguirá recitar o trecho da bíblia escolhido pelo inquisidor.
“Você vai ler a mente do inquisidor e passar as palavras que ele estiver lendo na Bíblia diretamente para a cabeça de Amália!”, explicará Selena a Agnes. “Mas eu teria que estar na mente de duas pessoas ao mesmo tempo! Eu nunca fiz isso!”, responderá a garota, insegura. “Nós vamos unir as nossas forças! Concentre-se! Vai dar certo!”, insistirá a guerreira.
Graças ao esforço das bruxinhas, a ruiva conseguirá se livrar da fogueira sem saber que teve ajuda de duas feiticeiras.
As cenas serão exibidas a partir do capítulo do dia 24 de Deus Salve o Rei.