A situação do rei Afonso (Romulo Estrela) ficará caótica em Deus Salve o Rei. Após ter um primeiro empréstimo negado pelo conselho de monarcas por ser noivo de Amália (Marina Ruy Barbosa), ele terá na venda de minério sua única fonte de renda para Montemor.
Sagaz, Catarina (Bruna Marquezine) coloca mais um de seus planos diabólicos em ação e explode a mina do reino, causando um verdadeiro caos. Sem outra opção, o mocinho apelará novamente ao conselho de reis, pedindo um novo empréstimo.
Segundo o site Notícias da TV, o empréstimo será negado novamente: “Infelizmente, Afonso, seu pedido foi negado mais uma vez. O conselho mantém a decisão. Não dará o empréstimo a Montemor”, responderá o rei de Alfambres. “É um absurdo! Não podem simplesmente lavar as mãos diante dessa tragédia!”, dirá Amália.
+Segundo Sol: Maura é flagrada pelo pai em momento íntimo com Selma após morte de Lourival
Afonso ficará indignado: “Os membros do conselho estão sendo altamente irresponsáveis, majestade! Há dezenas de pessoas feridas, sem ter onde morar. O conselho tem coragem de virar as costas para Montemor num momento como este?”, dirá.
“Nós não somos insensíveis à tragédia que vocês estão vivendo. Tanto que decidimos doar quinhentas moedas de ouro para ajudar os desabrigados“, responderá o representante. “Eu entendo a gravidade da situação, mas a função do banco da Cália não é fazer caridade. Você não está disposto a ceder, Afonso. Tampouco o conselho. Sinto muito, mas a decisão já foi tomada”, continuará ele após ouvir de Gregório (Danton Mello) que a quantia não é suficiente.
Arrasado, Afonso terá um surto de raiva em seu quarto. “Abutres! Desumanos! Todos eles! Desumanos!”, dirá ele enquanto atira objetos contra a parede. Um deles, inclusive, quase acertará Gregório.
“Quinhentas moedas de ouro… Isso é uma esmola! Os reis não se importam com ninguém! Eu preciso conseguir o dinheiro para ajudar as pessoas, Gregório. Preciso conseguir!”, reclamará o mozinho.