Nos próximos capítulos de Deus Salve o Rei, Afonso (Romulo Estrela) terá um ataque de fúria por conta da negativa de empréstimo do conselho da Cália, o que acabará assustando os criados do castelo. O rei ficará desconsertado depois da explosão da mina, a última fonte de renda que poderia ajudar a reerguer Montemor. A explosão ocorrerá graças ao plano de vingança de Catarina (Bruna Marquezine), por ter sido expulsa do castelo. Quem antecipa a informação é o colunista de TV Daniel Castro.
Devido a tragédia na mina, Afonso não terá outra alternativa a não ser pedir ajuda financeira ao conselho da Cália. O mocinho insistirá para que eles acatem o pedido de empréstimo, mas sofrerá com a resistência dos membros.
“Infelizmente, Afonso, seu pedido foi negado mais uma vez. O conselho mantém a decisão. Não dará o empréstimo a Montemor”, dirá o rei de Alfambres. “É um absurdo! Não podem simplesmente lavar as mãos diante dessa tragédia!”, disparará Amália, indignada.
“Os membros do conselho estão sendo altamente irresponsáveis, majestade! Há dezenas de pessoas feridas, sem ter onde morar. O conselho tem coragem de virar as costas para Montemor num momento como este?”, esbravejará Afonso.
“Nós não somos insensíveis à tragédia que vocês estão vivendo. Tanto que decidimos doar quinhentas moedas de ouro para ajudar os desabrigados”, explicará o líder. “Mas essa quantia não é suficiente! Temos que tratar os doentes, reconstruir as casas”, reclamará Gregório (Danton Mello).
+ Deus Salve o Rei: resumo dos próximos capítulos
O rei de Alfambres lembrará que o irmão de Rodolfo (Johnny Massaro) havia recusado o casamento com Catarina. “Eu entendo a gravidade da situação, mas a função do banco da Cália não é fazer caridade. Você não está disposto a ceder, Afonso. Tampouco o conselho. Sinto muito, mas a decisão já foi tomada”, finalizará o monarca.
Na sequência, Brumela (Isadora Ferrite) irá até Gregório e pedirá ajuda: “O rei Afonso! Ele… Venha! Veja com seus próprios olhos!”, chamará ela, assustada.
Afonso estará em seu quarto totalmente descontrolado, chegando a arremessar na parede diversos objetos e um deles quase atingirá Gregório.
“Abutres! Desumanos! Todos eles! Desumanos!”, gritará o rei. “Quinhentas moedas de ouro… Isso é uma esmola! Os reis não se importam com ninguém!”, reclamará ele. “Eu preciso conseguir o dinheiro para ajudar as pessoas, Gregório. Preciso conseguir!”, emendará.
As cenas irão ao ar no capítulo do dia 18 de junho de Deus Salve o Rei.