Afonso (Romulo Estrela) descobrirá a maior vilania de Catarina (Bruna Marquezine) durante a novela Deus Salve o Rei. A vilã, como a trama já mostrou, explodiu a mina de Montemor em crime que deixou vários feridos e mortos, além de ter deixado o reino em ruínas.
De acordo com o site Notícias da TV, o rei visitará o local da mina com Romero (Marcello Airoldi) e Gregório (Danton Mello) e perceberá vestígios de um pó preto. O conselheiro de Afonso reconhecerá a substância como rara e ainda pouco conhecida.
Por isso, Afonso mandará seus homens procurarem todos os alquimistas do reino para descobrir quem foi o responsável pela confecção do tal pó. Tiago (Vinicius Redd) será o responsável por visitar o alquimista a que Afonso procura, mas o encontrará morto.
É que Catarina terá ficado sabendo de antemão sobre a investigação e ordenará o assassinato do profissional. Em sua casa, no entanto, ele terá deixado algo que poderá provar a culpa da vilã. Trata-se do bracelete usado por Catarina como pagamento, que ainda estava no local.
Após Tiago levar a joia para o castelo, Gregório começará a contar sua suspeita sobre a explosão da mina para Afonso. “Vê esses desenhos bem trabalhados e as joias cravejadas? Provavelmente pertencia a uma princesa. Ou a uma rainha”, dirá o rapaz.
Afonso dirá que Otávio é seu grande suspeito por sempre ter tentado prejudicar a ele e a Montemor. Gregório, no entanto, discordará. “Ele pagou um preço muito alto por isso. Ao fim do tudo, acabou não se casando com Catarina“, ressaltou o rapaz.
“Só uma pessoa, de fato, se beneficiou com essa explosão“, dirá ele mais para a frente, fazendo Afonso deduzir corretamente. “Catarina! Eu tive que me casar com ela pra conseguir o empréstimo! É uma acusação muito grave”, dirá o rei, que confirmará com Diana (Fernanda Nobre) que o bracelete é de Catarina.
Afonso, após a descoberta, confrontará a vilã com a prova encontrada questionando se ela conhece o tal bracelete. “Este bracelete… Ele me pertence. Eu o estava procurando há muito tempo”, mentirá a rainha má, já desconfiada.
“Ele foi encontrado na casa de um alquimista em Kalaba que fabrica pólvora. A mesma substância que explodiu nossa mina, matando dezenas de inocentes. Você pode explicar o que o seu bracelete estava fazendo com ele?”, questionará Afonso.