Depois de torturar muita gente em A Favorita, Flora (Patrícia Pillar) finalmente começará a pagar por tudo o que fez e será a sua vez de ser humilhada e torturada na trama.
Na reta final, Donatela (Claudia Raia) será inocentada, enquanto Flora acabará desmascarada diante de todos e voltará para a cadeia. É lá que a vilã será humilhada e torturada pelas outras detentas, chegando a aparecer com um olho roxo e completamente desequilibrada.
No último capítulo, a loira aparecerá lavando roupa no presídio, quando será apresentada a uma nova detenta pela carcereira. “Trouxe companhia para você”, dirá. “Trata de deixar esses lençóis bem branquinhos, senão já sabe…”, ameaçará a carcereira.
Flora aparece atordoada na prisão e confunde o próprio nome
A nova detenta, então, se apresentará e tentará puxar assunto com a nova companheira: “Oi, cheguei ontem aqui. Meu nome é Luzía… e o seu?”. É nesse momento, então, que Flora surgirá com o olho roxo e, atordoada, chegará a confundir o próprio nome. “Me chamo Donatela”, dirá a vilã, que tem obsessão pela rival.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de A Favorita
Essa obsessão, inclusive, é o que explica o título da novela, “a favorita”, fazendo referência justamente ao fato de Donatela sempre ter sido “a favorita” de Flora. Em uma cena de flashback no último capítulo, Donatela relembrará a infância junto com Flora e um momento em que a rival a ouviu cantando e se declarou: “Nossa, Donatela, você canta tão bonito. Você é minha favorita, sabia?”.
A trama foi escrita por João Emanuel Carneiro (mesmo autor de Avenida Brasil), protagonizada por Claudia Raia e antagonizada por Patrícia Pillar em 197 capítulos. A produção da Globo contou ainda com Mariana Ximenes, Cauã Reymond, Murilo Benício, Carmo Dalla Vecchia, Ary Fontoura e Giulia Gam no elenco principal.