A versão original de Pantanal ainda é muito presente na memória do público, e com isso, as comparações de cenas da primeira versão com o do atual remake são inevitáveis. O autor Bruno Luperi vem mantendo diversas sequências da mesma forma que ocorreram na original, mas outras passagens acabaram sendo adaptadas ou modificadas.
E com a trama chegando ao seu desfecho, cresce a expectativa para saber se as sequências finais serão semelhantes às do folhetim da TV Manchete. Mas uma coisa já é sabida: a salva de tiros no enterro de José Leôncio (Marcos Palmeira) não irá mais ocorrer. A morte do protagonista será mantida, mas diferente da versão original, Jove (Jesuíta Barbosa), Tadeu (José Loreto) e José Lucas (Irandhir Santos) não deverão mais disparar para o alto durante a despedida.
A informação foi confirmada pelo próprio autor. O detalhe é que essa mudança ocorreu após o pedido de um dos próprios atores da trama: Irandhir Santos. “Eu tirei [a salva de tiros], isso aí não tem mais no texto, mas tinha na primeira versão. E, na última vez que fui ao Rio, o Irandhir me contou de uma ideia que eles tiveram no bastidor”, falou o novelista em entrevista à colunista Patrícia Kogut.
“Ele disse: ‘Dentro de tudo o que eles viveram [os Leôncio], eu queria fazer assim. O que você acha? Acho que isso seria o tiro desta versão’. Eu falei: ‘É isso. Não tinha pensado, mas agora é e vai ser'”, completou Luperi, sem dar detalhes de como ocorrerá agora a despedida de José Leôncio.
Vale destacar que Pantanal é uma novela de Benedito Ruy Barbosa, exibida – originalmente – em 1990, na extinta Rede Manchete. Neste ano, a trama está sendo adaptada por Bruno Luperi e exibida na TV Globo.