Em Travessia, a disputa entre Ari (Chay Suede) e Brisa (Lucy Alves) pela guarda de Tonho (Vicente Alvite) terá desdobramentos surpreendentes. Guerra (Humberto Martins) havia chegado a propor um acordo com a protagonista, mas o arquiteto insistirá que não dará a guarda do filho para a maranhense.
Desesperada, Brisa chega a afirmar que Tonho não é filho de Ari, e sim de Oto (Romulo Estrela), inventando a história de que teve um envolvimento com o hacker no passado. Ari ficará furioso com isso e exigirá um teste de DNA, mas o resultado vai piorar ainda mais a situação da mocinha, quando o exame apontar que ela não é mãe de Tonho.
Isso, no entanto, acontecerá porque a protagonista tem uma condição genética rara, chamada Quimerismo, que consiste em sequências de DNA diferentes dentro do seu corpo, o que faz com que o exame mostre que o garoto é filho apenas de Ari, que assim conquistará a sua guarda.
Brisa conta com a ajuda de Guerra para provar que é mãe de Tonho
Para provar que é mãe de Tonho, Brisa decidirá ir atrás das lavadeiras que testemunharam o seu parto, mesmo sendo julgada por outros populares. A protagonista, no entanto, ganhará o apoio de Guerra, que passa a ficar do lado da mocinha e tentará comprovar a sua situação através da ciência.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Travessia
Porém, Brisa acabará descobrindo que está grávida de Oto, e será justamente o novo bebê que ajudará a maranhense a provar sua condição genética. Ao mesmo tempo, o empenho de Guerra em ajudá-la nessa situação vai tornar os dois bastante próximos e aumentar as suspeitas de que o empresário é pai dela.
Vale destacar que a novela é escrita por Glória Perez, sob direção artística de Mauro Mendonça Filho. Nos papéis principais, a novela conta com Lucy Alves, Rômulo Estrela, Chay Suede, Jade Picon, Drica Moraes, Vanessa Giácomo, Giovanna Antonelli e Alessandra Negrini.