Após sofrer horrores nas mãos de Pajeú (Caio Blat), ao ser sequestrada por ele depois de ter roubado uma certidão falsa de Tertulinho (Renato Góes) e revelado ao advogado que Deodora (Debora Bloch) é amante do jagunço, Xaviera (Giovana Cordeiro) acabará sendo salva inesperadamente por Manduca (Enzo Diniz) e Joca (Miguel Venerabile), os quais a livrarão do cativeiro onde está sendo mantida em Mar do Sertão.
Isso, no entanto, só acontecerá porque as crianças estarão brincando em um local próximo a casa do pai de Cirino (Théo Matos), e, ao avistarem a jovem por lá, não pensarão duas vezes antes de libertá-la. De volta ao convívio com as demais pessoas, a personagem de Giovana Cordeiro logo entregará a documentação pertencente ao tal Rivaldo Pereira a Candoca (Isadora Cruz), mesmo se vendo ameaçada pela ex de Tertúlio (José de Abreu).
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Mar do Sertão
Ciente do que aconteceu com a faxineira, assim como também de que Tertulinho está por trás da quase morte de José Mendes (Sergio Guizé) no passado, já que foi o cara de pau que se passou por um primo do ex-vaqueiro somente para autorizar os médicos a desligarem os aparelhos que mantinham o rival vivo, a médica peitará a megera, embora omita para o noivo as informações com o objetivo de evitar um mal maior.
A revelação
Porém, para quem pensa que a protagonista ficará calada para sempre em relação a isso se enganou completamente, pois ela revelará tudo ao amado, após bater de frente com o personagem de Renato Góes e recorrer a Maruan (Pedro Lamin). Nessa hora, o empresário ficará possesso a ponto de se deslocar até a fazenda Palmeiral para acabar com a raça do safado, até que o coronel conseguirá acalmar os ânimos e revelar a José que ele é irmão de Tertulinho. As cenas estão previstas para serem exibidas na próxima semana.