Em Mar do Sertão, Deodora (Deborah Bloch) pagará por todo mal que fez ao Coronel Tertúlio (José de Abreu). Isso porque o fazendeiro irá castgá-la e, em seguida, expulsá-la da fazenda de forma humilhante. A megera, apesar de derrotada, não abaixará a cabeça e prometerá se vingar do marido da pior forma.
Quando o Coronel acordar de vez, a primeira coisa que ele vai fazer será aplicar um castigo em Deodora. A princípio, o dono da Fazenda Palmeiral trancará a mulher no quarto do casal e a impedirá de sair. Apesar dos apelos de Tertulinho (Renato Góes) e Ismênia (Ana Miranda), ele se recusará a libertar a esposa e não permitirá que ninguém o contrarie.
Veja também: Tertulinho pega carona com Candoca, o pneu do carro fura e algo inesperado coloca tudo a perder
No entanto, Tertulinho não suportará ver o estado de humilhação de sua mãe e irá se aproveitar de um vacilo do Coronel para tirá-la do quarto. Ao vê-la livre, o personagem de José de Abreu perderá a cabeça e ocorrerá a maior confusão em sua casa. Deodora ainda suplicará o perdão do marido, mas ele não voltará atrás em sua decisão. Mais do que isso, ele perceberá que não consegue mais conviver sob o mesmo teto que a esposa e, por essa razão, resolverá mandá-la embora da fazenda.
Deodora, após isso, pegará suas trouxas e se mudará para a casa de Tertulinho. Ela, antes de partir, não perderá a oportunidade de ameaçar o marido e prometerá se vingar de forma cruel. Tertúlio, porém, desdenhará da megera e não irá querer vê-la na sua frente nem pintada a ouro.
Quer saber mais? Leia o resumo dos próximos capítulos de Mar do Sertão