Em Mar do Sertão, Deodora (Debora Bloch) deixará ainda mais evidente o seu lado frio e cruel ao prejudicar a saúde do próprio marido, Tertúlio (José de Abreu), para tentar arruinar a vida de Candoca (Isadora Cruz).
Tertúlio ficará entre a vida e a morte, depois de ser baleado acidentalmente. Pajeú (Caio Blat) vai até a casa do coronel para atentar contra sua vida, depois de descobrir que a população da cidade está ficando doente devido ao uso de agrotóxicos na fazenda do vilão. Vespertino (Thardelly Lima), no entanto, tira o revólver do jagunço, e quando o coronel tenta apanhar a arma, ela acaba disparando contra ele.
O vilão será levado até a médica, que fará uma cirurgia delicada para reverter a situação. Assim, Tertúlio conseguirá se salvar, mas acabará sendo vítima de um plano cruel de Deodora, que verá uma oportunidade para prejudicar Candoca.
A vilã anuncia que cuidará de Tertúlio sozinha, enquanto Tertulinho (Renato Góes) ficará distante, empenhado em se vingar de José (Sérgio Guizé) e encontrar Vespertino, que se torna suspeito de atentar contra a vida do coronel de propósito.
Deodora dopa o marido para culpar Candoca
Deodora, então, prepara os remédios que precisa ministrar ao marido, mas passa a lhe dar altas doses de calmante para que ele tenha uma piora no seu estado de saúde. Ismênia (Ana Miranda) chega a flagrar o calmante da patroa entre os remédios do coronel, mas não comenta nada.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Mar do Sertão
Deodora, então, tratará de culpar a mocinha pela piora do marido. Porém, a médica, ao examinar o vilão, ficará desconfiada e vai investigar a fundo o que aconteceu. A megera não se dará por satisfeita e aumentará ainda mais as doses de calmante, deixando Tertúlio dopado.
Como se não bastasse a tentativa de prejudicar o próprio marido, Deodora ainda verá uma oportunidade para assumir de vez o controle dos seus negócios. Fria e racional como sempre, ela tratará logo de comunicar a todos os empregados que, com o coronel fora de combate, ela será a responsável por comandar tudo no local, e que todos lhe devem respeito e obediência a partir daquele momento. O anúncio irá deixar os funcionários apavorados.