Em diversas ocasiões, pessoas católicas ou de outras religiões que cultuam santos costumam criticar um posicionamento considerado errôneo por parte da Record. Ao mesmo tempo em que utiliza suas novelas para doutrinar, eles proíbem tudo relacionado a imagens de santos.
Veja também – Em 2006, Record rebateu padrão de dramaturgia global e foi aclamada pela crítica
Baseiam-se na bíblia, seguindo a lógica de religiões protestantes. Ou seja: para a emissora de Edir Macedo, qualquer menção ao assunto é considerado um tabu. Recentemente ao deixarem a Record, Xuxa e Marcos Mion fizeram declarações comentando o assunto.
Porém, uma iniciativa de uma emissora que até então não tinha investimentos voltados à teledramaturgia retoma esta discussão. Até porque, a Globo era a única que ainda teve tramas deste tipo, com a presença de santos e menção direta a eles.
Veja também – Record se choca com fracasso de “Malhação gospel”: Relembre três fiascos parecidos da emissora
Agora, a TV Aparecida entrou nesta disputa pela atenção de um público que era negligenciado. De acordo com informações da colunista Cristina Padiglione, a caçula das redes televisivas do país estreia uma fase de investimentos em teledramaturgia com uma série própria.
Intitulada Cartas Santas, a produção aborda a vida de cinco santos das religiões católicas: Santo Antônio, Santa Teresa do Menino Jesus, São Francisco de Assis, Santa Rita de Cássia e São Benedito. Com cinco episódios, cada um teve sua trajetória contada.
Veja também – Saiba qual ator de Os Dez Mandamentos esperou sair da Record para discursar a favor da maconha
Felipe Pontes, showrunner de Cartas Santas, comenta este marco na história da teledramaturgia nacional, em que a TV Aparecida ingressa num segmento pouco explorado pelas redes de TV menores. “Nosso objetivo é levar aos devotos, que acompanham a TV Aparecida, a história de vida de santos e santas de uma forma humana”, disse Pontes.
“Mostrar que apesar das adversidades e dificuldades da vida, eles nunca se afastaram de Deus e seguiram seu caminho de santidade, vidas que viraram exemplos e alimentam a nossa fé diária”, completou ele, que comandou uma superprodução em filmagens que contaram com até 60 pessoas e diversos nomes novatos no elenco. Os episódios estão disponíveis na íntegra no portal da TV Aparecida.