Demitido da Globo no ano passado, Rafael Cardoso mostrou que não tem mais esperanças de retornar à emissora. Onipresente nas novelas do canal por mais de uma década, o ator compartilhou uma crítica que chama sua ex-empregadora de “esgoto”.
Em publicação em seu perfil no Instagram, o artista repostou um vídeo com crítica contra o jornalismo da Globo, demonstrando que concorda com o que foi dito. A postagem se refere à emissora de maneira ofensiva, mas ele publicou mesmo assim.
O que aconteceu
Na postagem no stories do Instagram, Rafael Cardoso compartilhou a publicação de um outro perfil. “O SUS da rede esgoto de televisão é maravilhoso, atende pobres e ricos. Só que não. Sonho”, diz o texto. “‘RJ: paciente morre esperando atendimento na UPA.’ A realidade”, completa a publicação.
O post é uma crítica a um trecho em que a jornalista Daniela Lima, da GloboNews, elogia o SUS. “A gente é gigante, o SUS é gigante. Tem que respeitar essa máquina maravilhosa que coloca o podre e o rico, todo mundo numa fila que tem um parâmetro”, fala a apresentadora no vídeo.
Demissão e polêmica por agressão
Rafael Cardoso está fora do canal carioca desde janeiro de 2024, quando foi dispensado — seu último trabalho foi uma rápida participação em Terra e Paixão. Nos anos anteriores, ele se tornou onipresente nas novelas da rede.
O ator emendou protagonistas em sequência em tramas como Além do Tempo (2015), Sol Nascente (2016), O Outro Lado do Paraíso (2017), Espelho da Vida (2018) e Salve-se Quem Puder (2020). Antes, já havia feito novelas como Ti Ti Ti (2010), A Vida da Gente (2011), Lado Lado (2012), Império (2014), entre outras produções.
No ano passado, Cardoso esteve no centro de uma polêmica quando vazou um processo com acusação de agressão feita por sua ex-sogra, a jornalista Sônia Bridi. Na ocasião, o ator não se manifestou sobre o caso, divulgando apenas um comunicado divulgado por meio de sua equipe jurídica.
O artista demonstrou preocupação com o vazamento de informações sigilosas do processo e lamentou a repercussão pública do caso. Além disso, ele argumentou que os fatos tinham ocorrido há mais de um ano e que sua intenção era preservar os filhos.
Antes disso, Rafael Cardoso já tinha se envolvido em uma briga ao agredir um homem no Rio de Janeiro. Desde então, ele se afastou dos holofotes.