O delegado Valdir (Tadei di Petro) foi presença constante na reta final de O Rei do Gado, investigando crimes que envolviam Geremias (Raul Cortez), principalmente a morte de Fausto (Jairo Mattos) e o atentado que o italiano sofreu.
Nos próximos capítulos da trama, no entanto, o oficial aparecerá na fazenda de Geremias para se despedir, comunicando ao velho que foi transferido para a delegacia de Belo Horizonte. “Só que eu não queria ir embora daqui. Não sei se é para o meu bem, afinal de contas, fiz minha vida aqui, criei família, mudar tudo assim de repente…”, dirá o homem. “Eles vão se acostumar lá”, assegura o idoso.
“Eu espero que se acostumem. Eu também, não sei como vou me virar numa delegacia de cidade grande”, responderá Valdir. “Pois eu acho que o delegado vai ter muito sucesso lá. Te desejo muita felicidade”, falará Geremias.
Valdir revela que sabe dos crimes de Geremias
Nesse momento, Valdir irá surpreender Geremias ao revelar que, apesar de não ter provas para prender o italiano, sabe dos crimes que ele esteve envolvido. “Vim também para lhe dizer uma última coisa: eu não tenho nenhuma prova contra o amigo, mas estou indo embora daqui com uma grande certeza. Que foi o senhor que matou o Doutor Fausto”, vai disparar o delegado.
Geremias, claro, não confessará nada e ainda tratará de ironizar o delegado, afirmando que ele está “falando besteira”, mas Valdir vai além: “Foi a sua sobrinha Rafaela (Gloria Pires) que deu aquele tiro no senhor”. “O delegado não deveria ser transferido para uma delegacia, mas para o manicômio”, rebaterá o velho, em tom de deboche. “E o senhor negociou esse segredo com ela quando deu aquela fazenda”, completará o delegado, matando a charada.
Geremias tentará desconversar, ressaltando a competência de Valdir para ser transferido para a capital, mas o delegado insiste no assunto. “Quer dizer então que o senhor confessa que estou certo?”, perguntará Valdir. “Não, mas se não é verdade, é bem provável. Vai com Deus, delegado Valdir”, vai finalizar Geremias.