Em O Rei do Gado, o delegado Valdir (Tadeu di Pietro) investigará quem matou o dr. Fausto (Jairo Mattos). Nos próximos capítulos, ele chegará na fazenda de Geremias (Raul Cortez) para procurar uma arma que o italiano tem escondido para colher as impressões digitais dela. A princípio, o ricaço se fará de desentendido, mas logo entregará o objeto para o delegado.
“Eu gostaria de examiná-la”, dirá Valdir. Geremias, contudo, ficará incomodado com a desconfiança do delegado. “Afinal de contas, o senhor tem ou não tem essa arma?”, indagará o homem. Após enrolar, o idoso dirá que sim e subirá no seu quarto para pegá-la. “Eu vou buscar ela”, dirá.
Em seu quarto, Geremias ficará aflito: “Mas como ele soube dessa arma? Alguém deu com a língua nos dentes, mas quem?”, pensará ele. “Mas o que ele poderá descobrir examinando essa arma?”, continuará pensando em seu quarto. Em seguida, ele voltará para a sala.
“Pronto, pode examinar“, dirá Geremias. O delegado se aproximará para pegar a arma. O italiano falará que faz muito tempo que não pega ela. “Não tem a possibilidade de ninguém mais ter mexido nessa arma”, perguntará o delegado. Geremias dirá que sim.
Valdir, por sua vez, dirá que vai levar a arma para coletar as impressões digitais. O personagem de Raul Cortez estranhará. “Para verificar se as impressões digitais recentes da arma são somente as suas, e se as balas que mataram o doutor Fausto não saíram dessa arma”, explicará o delegado.
Mesmo com medo, Geremias dirá para Valdir levar. “E se tiver só a minha impressão digital nessa arma?”, indagará o velho. “Se não foi dessa arma que saíram os tiros que matou o dr. Fausto não tem problema nenhum”, avisará Valdir. “E se saíram?”, questionará o idoso. “Aí o senhor estará seriamente encrencado, senhor Geremias”, avisará o delegado, que vai embora. Já Geremias, sozinho, lamentará: “Esse delegado maldito ainda vai me criar problema com essa arma”, finalizará ele, o verdadeiro culpado por ter matado Fausto.