Em Todas as Flores, Maíra (Sophie Charlotte) nasceu com deficiência visual, mas sua vida passa por uma transformação significativa após uma cirurgia. Criada pelo pai, Rivaldo (Chico Diaz), no interior de Goiás, ela desenvolve um olfato apurado para aromas e sonha em se tornar perfumista.
Porém, após a morte suspeita de Rivaldo, Maíra muda-se para o Rio de Janeiro com sua mãe, Zoé (Regina Casé), que a havia abandonado quando era apenas um bebê. Zoé a resgata para fazer uma doação de medula óssea que possa salvar a vida de sua outra filha, Vanessa (Letícia Colin), que sofre de câncer.
Vanessa é a irmã de Maíra e se mostra uma personagem sem escrúpulos, fazendo de tudo para prejudicar a mocinha, especialmente quando Maíra conquista o amor de Rafael (Humberto Carrão), que era desejado por Vanessa.
Maíra recupera a visão
A trama se desenrola em meio a fortes conflitos familiares, com Vanessa e Zoé conspirando contra Maíra. Zoé chegará ao ponto de sequestrar o filho de Maíra e a envia para uma fazenda ligada ao tráfico humano. Cansada de ser explorada, Maíra planeja roubar dinheiro de Zoé para realizar seu grande sonho.
Segundo o colunista Fábio Augusto, do Observatório da TV, ao longo da história, Maíra passa por uma cirurgia que a faz recuperar parcialmente a visão. Inicialmente, ela finge ainda ser cega, mas com o tempo, Zoé descobre a verdade. No entanto, após a cirurgia, Maíra se vê incapaz de se vingar de sua mãe e irmã, pois é mantida refém de Zoé devido à ameaça sobre seu filho.
A trama se intensifica quando Maíra é presa após cair em uma armadilha de Vanessa, que a acusa injustamente de assassinar Humberto. No entanto, no desfecho da novela, Zoé se arrepende de seus atos e decide salvar sua filha no tribunal, resultando na não condenação de Maíra.