Os segredos mais escondidos de Miguel (Caco Ciocler), como, por exemplo, o de sua origem, acabarão sendo revelados nos próximos capítulos da reprise de Chocolate com Pimenta. Prova disso é que a verdadeira identidade do pai dele virá à tona: trata-se de Ludovico (Ary Fontoura), o falecido dono da fábrica de chocolates que se dispôs a casar-se com Aninha (Mariana Ximenes) a fim de assumir o filho dela, já que Danilo (Murilo Benício) não fez isso por não ter tido o devido conhecimento.
Na ocasião, o misterioso apareceu repentinamente em Ventura dentro de um balão, com o objetivo de procurar informações referentes ao seu patriarca, este que nunca lhe foi apresentado. Vale também ressaltar que, devido a um acidente sofrido, o personagem de Caco Ciocler perdeu parte da memória, sendo, então, por isso que ele chegou a esquecer o porquê de ter aparecido na região que não conhecia anteriormente.
Veja também: resumo dos próximos capítulos de Chocolate com Pimenta
Será, somente, bem depois que Miguel conseguirá recuperar as tais recordações de seu passado, embora decida não revelar de imediato o grau de parentesco que possui com o irmão de Jezebel (Elizabeth Savala), apenas com o intuito de checar mais a respeito do homem. Porém, o segredo não durará para sempre, afinal, a mãe de Tonico (Guilherme Vieira) ficará sabendo que o rapaz é seu enteado.
Danilo flagra Ana ao lado de Miguel e faz a mocinha chorar
Cada vez mais próximo de Ana Francisca, Miguel conquistará de vez a confiança dela. Só para se ter uma ideia, depois de receber uma carta de Celina (Samara Felippo) pedindo ajuda para encontrá-la em um lugar distante da cidade, a protagonista pede para que Miguel a acompanhe.
Enquanto isso, Danilo (Murilo Benício) também descobrirá que Olga (Priscila Fantin) quer vê-lo sem que ninguém saiba. Aninha chega ao local junto com Miguel e o rapaz logo chama a atenção para a tristeza que sempre aparece no olhar da protagonista. “É um amor que não deu certo, não é?”, questiona ele. A loira admite que é difícil falar sobre tudo o que aconteceu, mas confia nele e não sabe por quê.
Ela conta que às vezes Miguel a faz lembrar de Ludovico. “Ele me deixou para trás, foi o melhor amigo do mundo”. Miguel sugere que talvez possa ser o amigo que Ludovico foi para ela. “Miguel, você acredita que um homem e uma mulher podem ser amigos de verdade?”, questiona a mocinha. Ele responde afirmativamente.
Comovida, Ana abraça Miguel, mas acaba sendo flagrada por Danilo, que aparece bem nesse momento. “Que bonito! Você é rápida, Ana Francisca, mal perdeu um noivo e já encontrou um novo candidato”. Ana nega que seja o que ele está pensando. O rapaz diz que não está pensando, mas vendo.
Confusão acontece
Miguel se aproxima dele. “Não ofenda a Aninha”. Danilo é irônico: “Ah, Aninha? Você também a chama de Aninha, porque eu já a chamei assim. E quer um conselho? Seja rápido, antes que ela o troque por outro”. Miguel fica irritado e agarra Danilo pela gola da camisa. Aninha pede para que eles não briguem. “Ana Francisca, eu não vou brigar por você, você não merece, dona Ana Francisca”, dispara o protagonista.
Ao voltar para o sítio, Ana Francisca chora e diz que Danilo sempre a ofende. Miguel pergunta se ela já amou o protagonista. Aninha admite que não pode esconder nada dele. “Eu sempre quis ser boa, fazer o bem, ser justa, mas a maior parte do tempo eu só encontrei pessoas que não gostam de mim. A maioria das vezes sinto que há algo errado comigo”, diz ela, aos prantos. Miguel a puxa pelo braço com carinho e volta a consolá-la.