Nos próximos capítulos de Cabocla, Neco (Danton Mello), recém-eleito prefeito de Vila da Mata, vai enfrentar a dura realidade de uma gestão cheia de promessas não cumpridas e dificuldades financeiras. Apesar das suas boas intenções, ele descobrirá que as limitações do orçamento municipal tornam inviáveis projetos importantes, como melhorias em estradas, escolas e postos de saúde. Isso acabará frustrando a população, que havia depositado nele suas maiores esperanças.
Logo no início de seu mandato, Neco percebe que a arrecadação da prefeitura mal cobre os salários dos funcionários, sobrando quase nada para investimentos. A falta de recursos e a dificuldade em manter transparência rapidamente o colocam numa posição delicada, gerando pressão por todos os lados e dando razão a Boanerges (Tony Ramos), que sempre apontou o jovem como uma “fraude”.
Desesperado por uma solução, ele decide ir à capital em busca de ajuda do governador estadual. Porém, sua tentativa de conseguir verbas termina em um completo fracasso. Sem sequer conseguir uma audiência com o governador, Neco retorna humilhado e sem respostas. Incapaz de encarar o fracasso diante dos eleitores e da família, ele desabafa com Xexéu (Fernando Petelinkar), que sugere que ele invente uma história para salvar sua reputação.
Neco então cria uma mentira, dizendo que foi recebido com honras pelo governador e conseguiu uma ajuda financeira generosa para a cidade. Ele até promete que o governador fará uma visita a Vila da Mata, renovando as esperanças dos moradores. A notícia se espalha rapidamente, e os caboclos voltam a confiar no jovem prefeito, sem sequer imaginar a verdade.
➡️ Veja também: resumo dos próximos capítulos de Cabocla
Escrita por Benedito Ruy Barbosa e com direção de núcleo de Ricardo Waddington, Cabocla foi exibida originalmente pela Globo em 2004, e é protagonizada por Daniel de Oliveira e Vanessa Giácomo. A novela também contou com participações estrelares de atores como Tony Ramos, Reginaldo Faria, Patrícia Pillar, Elena Toledo, Othon Bastos, Otávio Augusto e Jussara Freire.